INTERNACIONAL

Irã autoriza saída de tripulação do petroleiro sul-coreano apreendido

O Irã autorizou a sair do país a tripulação de um petroleiro sul-coreano apreendio há um mês em águas do Golfo, anunciou nesta terça-feira (2) a chancelaria iraniana, que o descreveu como um "ato humanitário"

AFP
02/02/2021 às 12:34.
Atualizado em 23/03/2022 às 19:49

O Irã autorizou a sair do país a tripulação de um petroleiro sul-coreano apreendio há um mês em águas do Golfo, anunciou nesta terça-feira (2) a chancelaria iraniana, que o descreveu como um "ato humanitário".

"Em um ato humanitário por parte do Irã, foi autorizada a saída da tripulação do petroleiro sul-coreano acusado de poluir o meio ambiente do Golfo Pérsico", declarou o porta-voz da chancelaria, Saeed Khatibzadeh.

A decisão foi tomada em resposta a um "pedido do governo sul-coreano e com a cooperação do poder judicial" do Irã, acrescentou, destacando que o caso do petroleiro e de seu capitão ainda estão sendo analisados.

O porta-voz iraniano não especificou se os membros da tripulação já deixaram o território.

As forças iranianas apreenderam o "Hankuk Chemi" e detiveram os 20 membros da tripulação em 4 de janeiro perto do estratégico Estreito de Ormuz, acusando-os de poluir as águas.

A confiscação do petroleiro ocorreu depois que Teerã pediu a Seul para desbloquear milhões de dólares de fundos congelados pelas sanções americanas.

O porta-voz do governo iraniano acusou a Coreia do Sul de bloquear 7 bilhões de dólares de fundos (cerca de 5,8 bilhões de euros).

O Irã era um dos principais provedores de petróleo da Coreia do Sul até que Washington proibiu a compra desse produto desse país.

O Irã nega qualquer vínculo entre a apreensão do petroleiro, o primeiro da Marinha iraniana em um ano, e a questão dos fundos bloqueados na Coreia do Sul.

amh/kam/feb/bfi/tjc/mb/aa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por