INTERNACIONAL

Irã e Rússia realizam exercícios navais conjuntos no Oceano Índico

As Forças Armadas do Irã iniciaram, nesta terça-feira (16), exercícios navais conjuntos com a Rússia no norte do Oceano Índico, com o objetivo de "fortalecer a segurança" do comércio marítimo, informou a televisão estatal

AFP
16/02/2021 às 11:44.
Atualizado em 23/03/2022 às 18:00

As Forças Armadas do Irã iniciaram, nesta terça-feira (16), exercícios navais conjuntos com a Rússia no norte do Oceano Índico, com o objetivo de "fortalecer a segurança" do comércio marítimo, informou a televisão estatal.

As manobras cobrem uma área de 17.000 km2 e incluem unidades do Exército iraniano e da Guarda Revolucionária, juntamente com as forças navais russas, segundo indicou o contra-almirante Gholamreza Tahani, porta-voz iraniano dos exercícios.

"O objetivo desses exercícios é fortalecer o comércio marítimo internacional, enfrentar os piratas marítimos e o terrorismo, além de trocar informações", assegurou.

A frota russa do Báltico disse em comunicado na segunda-feira que três de seus navios participarão das manobras.

Os exercícios incluirão a "liberação de um navio comercial sequestrado por piratas" e também combates a incêndios, segundo Tahani.

A Marinha indiana vai participar dos exercícios conjuntos, segundo o contra-almirante, numa mensagem de "paz e amizade para os países vizinhos da região".

As manobras durarão três dias, segundo a agência estatal iraniana IRNA.

Irã, China e Rússia participaram de manobras semelhantes na região em 2019, e a República Islâmica participou no "Caucus 2020", exercícios realizados na Rússia em setembro.

amh/kam/hc/me/mb/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por