INTERNACIONAL

Irlanda perde a importante pasta do Comércio na União Europeia

A Irlanda perdeu, nesta terça-feira (8), a prestigiosa pasta do Comércio na Comissão Europeia, depois que a presidente Ursula von der Leyen decidiu nomear para o cargo seu homem de confiança, o letão Valdis Dombrovskis, que já era vice-presidente do Executivo

AFP
08/09/2020 às 08:15.
Atualizado em 25/03/2022 às 08:27

A Irlanda perdeu, nesta terça-feira (8), a prestigiosa pasta do Comércio na Comissão Europeia, depois que a presidente Ursula von der Leyen decidiu nomear para o cargo seu homem de confiança, o letão Valdis Dombrovskis, que já era vice-presidente do Executivo.

A decisão foi anunciada após a saída precipitada do ex-comissário do Comércio, o irlandês Phil Hogan, obrigado a renunciar por ter violado as restrições anti-coronavírus em seu país.

A perda da pasta representa um duro golpe para a Irlanda, que pretendia manter o cargo a poucas semanas do fim do período de transição posterior ao Brexit, durante o qual o Reino Unido segue aplicando as normas da UE.

A Irlanda, no entanto, recebeu outra posição de grande responsabilidade com a nomeação de Mairead McGuinness ao posto de comissária de Serviços Financeiros, uma pasta estratégica nas negociações com o Reino Unido.

Com o cargo, McGuinness se torna uma figura chave na regulamentação dos bancos na Europa e ajudará a determinar o papel da praça financeira de Londres nos futuros laços com a UE.

Dombrovskis (PPE, direita) afirmou no Twitter que está "honrado" por assumir o comando do Comércio, uma das funções de maior destaque no Executivo da UE, responsável pela política comercial.

Além disso, ele permanecerá como vice-presidente executivo da Comissão.

Ex-primeiro-ministro da Letônia, Dombrovskis já foi o titular da pasta de Serviços Financeiros, primeiro na Comissão presidida por Jean-Claude Juncker e depois com Ursula von der Leyen.

Vários temas importantes aguardam por Dombrovskis em sua nova função, das relações com os Estados Unidos ou China até a esperada reforma da política comercial europeia, em plena crise da Organização Mundial do Comércio (OMC).

As nomeações de Dombrovskis, 49 anos, e de McGuiness, 61, precisam da aprovação do Parlamento Europeu, o que não deve representar nenhum problema.

O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, felicitou a compatriota McGuinness em uma mensagem no Twitter.

"Não tenho nenhuma dúvida (...) de que desempenhará um papel chave no trabalho da Comissão com a importante pasta financeira", escreveu.

Atual vice-presidente do Parlamento Europeu, Mairead McGuiness (PPE) é eurodeputada desde 2004.

O Colégio dos Comissários Europeus, formado por 26 homens e mulheres e presidido por Von der Leyen, é o resultado de um delicado equilíbrio entre as principais tendências políticas da UE, de acordo com os resultados nas eleições de maio de 2019.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por