INTERNACIONAL

Joe Biden, um candidato discreto até em sua própria cidade

Vários veículos do serviço de proteção vigiam dia e noite o acesso à casa de Joe Biden em um bairro nobre de Wilmington, cidade do estado de Delaware, refletindo a campanha presidencial do candidato democrata: silenciosa e discreta

AFP
24/07/2020 às 14:27.
Atualizado em 25/03/2022 às 18:17

Vários veículos do serviço de proteção vigiam dia e noite o acesso à casa de Joe Biden em um bairro nobre de Wilmington, cidade do estado de Delaware, refletindo a campanha presidencial do candidato democrata: silenciosa e discreta.

Nos jardins bem cuidados das casas luxuosas da vizinhança, não há sinal de cartazes eleitorais que muitos americanos colocam na fachada de suas casas para deixar claras suas preferências políticas.

O grande dispositivo de segurança implantado no número 1209 da rua Barley Mill é a única coisa a sugerir que talvez o futuro do país esteja sendo decidido nessa casa rodeada de árvores.

Desde que a pandemia de COVID-19 o obrigou a fazer campanha no porão de sua casa, Biden, de 77 anos, saiu em poucas ocasiões e nunca para muito longe.

Os 700.000 habitantes de Wilmington sabem que a melhor opção para esbarrar com Biden é na estação que leva seu nome. O candidato democrata, senador de Delaware por quase quatro décadas, sempre preferiu o trem ao carro para suas idas e vindas diárias entre sua cidade e Washington, a duas horas de distância.

No entanto, a presença do homem apelidado há anos de "Amtrak Joe", em referência à companhia ferroviária pública, agora é destacada apenas em uma placa com seu nome localizada ao lado de uma porta fechada devido à pandemia.

"É a campanha mais estranha que já vi. Uma campanha no Zoom e nas redes sociais", disse Ray Saccomandi, gerente imobiliário de 54 anos.

Para este ítalo-americano, "Joe" - como muitos o chamam na região -, não "tem necessidade de fazer uma campanha ativa" em Delaware, um pequeno estado da costa leste do país, com vantagens fiscais e que frequentemente elege democratas.

Embora Biden também não esteja fazendo campanha em outros lugares após decidir, a conselho de seu médico, não realizar comícios eleitorais, sua estratégia de espera está gerando frutos no momento: as pesquisas lhe dão uma vantagem confortável sobre o presidente Donald Trump.

Em Wilmington, outro estabelecimento municipal recebeu o nome do democrata: o centro aquático Joseph R. Biden Jr, cuja fachada ostenta o selo oficial da vice-presidência dos Estados Unidos.

Biden, que chegou a Delaware aos 10 anos de idade, nascido na vizinha Pensilvania, trabalhou no local como salva-vidas, no centro de um bairro de maioria afroamericana. Uma experiência que, segundo ele, foi a base de seu compromisso político.

Como as centenas de milhares de pessoas que encheram as ruas do país para protestar contra o racismo e a violência policial após a morte de George Floyd no final de maio, o salva-vidas Brandon Crooks, de 23 anos, sonha acima de tudo com a "igualdade de possibilidades" e o respeito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por