INTERNACIONAL

Jornalista australiana detida na China por razões de "segurança nacional"

A China informou nesta terça-feira que a apresentadora australiana Cheng Lei, que trabalhava para o canal de televisão público chinês CGTN, foi detida em agosto por razões de "segurança nacional", em um momento de aumento da tensão com a Austrália

AFP
08/09/2020 às 07:04.
Atualizado em 25/03/2022 às 08:28

A China informou nesta terça-feira que a apresentadora australiana Cheng Lei, que trabalhava para o canal de televisão público chinês CGTN, foi detida em agosto por razões de "segurança nacional", em um momento de aumento da tensão com a Austrália.

Cheng Lei, nascida na China, trabalha no serviço em inglês da emissora desde 2012. Ela foi detida no mês passado e o motivo não havia sido divulgado até agora pelas autoridades.

A detenção representa mais um passo na deterioração das relações entre China e Austrália.

"Em cumprimento à lei, os serviços competentes adotaram medidas recentemente contra a cidadã australiana Cheng Lei, suspeita de atos criminosos que colocam em perigo a segurança nacional", afirmou o porta-voz da diplomacia chinesa, Zhao Lijian.

A biografia e as participações da apresentadora desapareceram do site da emissora desde sua detenção. Anteriormente, Cheng Lei trabalhou por nove anos na China para o canal americano CNBC.

O anúncio aconteceu horas depois da saída do país de dois jornalistas australianos que temiam ser detidos

Bill Birtles, correspondente em Pequim do canal de televisão ABC, e Michael Smith, correspondente em Xangai da Australian Financial Review (AFR), abandonaram o território chinês na madrugada de segunda-feira para terça-feira.

"Enquanto os jornalistas respeitarem a lei (...) não têm razões para preocupação", afirmou o porta-voz da diplomacia chinesa, Zhao Lijian.

ehl-tjx/pz/bl/pc/fp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por