INTERNACIONAL

Justiça determina eleições legislativas antecipadas em Kosovo

Kosovo deverá celebrar novamente eleições legislativas em um prazo de 40 dias, decidiu nesta terça-feira o Tribunal Constitucional, que considerou ilegal a eleição de junho que terminou com a vitória do primeiro-ministro Avdullah Hoti

AFP
22/12/2020 às 06:19.
Atualizado em 23/03/2022 às 23:57

Kosovo deverá celebrar novamente eleições legislativas em um prazo de 40 dias, decidiu nesta terça-feira o Tribunal Constitucional, que considerou ilegal a eleição de junho que terminou com a vitória do primeiro-ministro Avdullah Hoti.

"Considerando que o governo não foi eleito (...) de acordo com a Constituição", a presidenta em exercício Vjosa Osmani deve convocar novas eleições, "que devem acontecer no mais tardar em 40 dias", afirma a decisão do tribunal.

Hoti lidera um governo de coalizão há vários meses e foi eleito pelo Parlamento por apenas um voto de diferença, o de um deputado que foi condenado por corrupção em 2018.

Assim, o voto do deputado não é válido porque ele não deveria exercer o cargo após a sentença, concluiu o tribunal.

De acordo com a imprensa local, Osmani "convocará para consultas os partidos políticos durante o dia para determinar uma data para as eleições antecipadas".

As eleições acontecerão menos de um ano e meio depois das legislativas que marcaram a derrota histórica dos ex-combatentes que presidiram a vida política de Kosovo desde sua independência em 2008.

Nos últimos 12 anos, Kosovo registrou muitas crises políticas que irritam a população, pois nenhum governo conseguiu concluir seu mandato.

ih-ev/zm/bl/fp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por