Piracicamirim

Limpeza de ribeirão para evitar enchentes

Em janeiro, as chuvas constantes e acima da média, fizeram o ribeirão transbordar

Da Redação
20/04/2022 às 08:23.
Atualizado em 20/04/2022 às 08:24

Cerca de 3.500 metros do ribeirão Piracicamirim receberão o serviço (Divulgação)

A operação de desassoreamento do Piracicamirim, iniciada há cerca de duas semanas, já retirou 120 caminhões de 12 toneladas de resíduos - cerca de 1.440 toneladas - do leito do ribeirão no trecho próximo ao Terminal Piracicamirim de Integração (TPI). O objetivo é prevenir enchentes na região.

Em janeiro, as chuvas constantes e acima da média, fizeram o ribeirão transbordar, atingindo várias casas nos bairros Piracamirim, Morumbi e Maracanã. Muitos moradores perderam móveis, roupas, alimentos. 

De acordo com Odair Mello, da Defesa Civil, entre os resíduos retirados do manancial estão areia, lama, entulho, cascalho, madeira, além de lixo e pneus.

O material está sendo transportado para área licenciada. Após o desassoreamento, o primeiro ponto, que fica próximo ao TPI, deve ganhar cerca de 60 a 80 centímetros de profundidade.

"Assim o leito terá mais capacidade para água, ficando mais livre, e vai garantir mais direção e velocidade para a água na época de enchente, o que vai minimizar o impacto dos alagamentos", explica Mello.

No total, cerca de 3.500 metros do ribeirão Piracicamirim receberão o serviço. Outros dois pontos que serão desassoreados ficam no bairro Maracanã e no bairro Bosque da Água Branca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por