INTERNACIONAL

Mais de 10.000 pessoas vão às ruas contra brutalidade policial na Nigéria

Mais de dez mil pessoas foram às ruas de Lagos, a maior cidade da Nigéria, neste sábado (17), onde os protestos contra a brutalidade policial aumentaram

AFP
17/10/2020 às 15:16.
Atualizado em 24/03/2022 às 10:42

Mais de dez mil pessoas foram às ruas de Lagos, a maior cidade da Nigéria, neste sábado (17), onde os protestos contra a brutalidade policial aumentaram.

Os manifestantes bloquearam estradas, paralisando o centro econômico, uma região normalmente de tráfego intenso.

Muitos levavam a bandeira verde e branca da Nigéria, enquanto bloqueavam um grande trecho da estrada que leva a esta cidade de 20 milhões de habitantes.

A revolta com os abusos cometidos pela Brigada Especial Contra a Corrupção (SARS) deflagrou manifestações generalizadas na semana passada, e o governo reagiu.

As multitudinárias manifestações aumentaram, apesar do anúncio de uma série de reformas por parte das autoridades.

Esta onda de protestos é a maior demonstração de poder popular em muitos anos na nação mais populosa da África.

Na noite deste sábado (hora local), uma multidão gigantesca se reuniu em um pedágio que se tornou o epicentro dos protestos em Lagos para fazer uma vigília pelos mortos pela brutalidade policial.

Os manifestantes mantiveram as luzes de seus telefones celulares acesas, enquanto exigiam uma prestação de contas, após décadas de abusos generalizados por parte da polícia.

Em reação, as autoridades nigerianas criaram uma unidade para substituir a SARS e comprometeram a não permitir o retorno ao serviço nas ruas dos policiais que cometeram abusos.

spb-del/mab/eg/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por