Diretora do Sud Mennucci

Márcia Vieira receberá título de cidadã piracicabana

Entrega do título à professora será durante sessão solene, nesta terça-feira, às 19h

Da Redação
20/06/2023 às 07:02.
Atualizado em 20/06/2023 às 07:02

A Câmara Municipal de Piracicaba concede na noite de hoje, a partir das 19h, no Salão Nobre da Câmara (Guilherme Leite)

A Câmara Municipal de Piracicaba concede na noite de hoje, a partir das 19h, no Salão Nobre da Câmara. o título de “cidadã piracicabana” à professora Márcia Aparecida Lima Vieira. Aprovado em redação final durante a 28ª reunião ordinária, o projeto que concede a honraria é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT). 

Natural da cidade de Cianorte, no Paraná, Márcia é a primeira de três filhos de trabalhadores rurais. Vindo morar em Piracicaba no ano de 1981, a professora – desde a infância – conviveu com crianças em situação de vulnerabilidade e moradores em situação de rua, o que acabou por despertar nela sua atenção e cuidados para com os menos favorecidos. 

Mestre e doutora em Educação, Márcia Vieira é referência no campo das Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos – voltando-se com afinco sobre a complexa relação entre analfabetismo e pobreza.

Enquanto professora e pesquisadora, Marcia Vieira desenvolveu e atuou em projetos educacionais em quase todos os estados brasileiros, com destaque para o Piauí, Bahia, Pernambuco e Amapá – onde esteve na Operação Oiapoque. Esses projetos, premiados internacionalmente pela Unesco, levaram a professora a atuar em Moçambique, com o mesmo propósito de alfabetização de adultos.
A oportunidade de conhecer a África foi outra experiência incrível na vida da professora e na reafirmação de sua identidade negra. Como fruto desse projeto, Márcia Vieira recebeu do Governo Federal em 2001 uma condecoração como Oficial da Ordem do Rio Branco – pelos relevantes trabalhos prestados representando o país em Moçambique.

Diretora da Escola Estadual Sud Mennucci, Márcia – que trabalhou em outras escolas públicas da cidade e também da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) – ensina que ser educador é, antes de tudo, “demonstrar seu amor ao mundo e às pessoas, apostando num futuro muito melhor pelo que herdamos de nossos antepassados, pelo que construímos hoje e pelo que seguirá sendo realizado amanhã! ” 

A sessão solene de entrega do título de cidadã piracicabana é aberta a todos os públicos e espera contar com a presença expressiva de professores e ex-professores que trabalham e trabalharam com a professora, seu alunos e ex-alunos e alunas – além de autoridades convidadas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por