INTERNACIONAL

Médicos 'lutam' para salvar opositor russo Navalny após possível envenenamento

Os médicos afirmaram que fazem tudo o possível para salvar a vida do líder da oposição Alexei Navalny, internado na UTI de um hospital da Sibéria, vítima de envenenamento nesta quinta-feira (20), segundo informações de sua equipe

AFP
20/08/2020 às 16:14.
Atualizado em 25/03/2022 às 16:00

Os médicos afirmaram que fazem tudo o possível para salvar a vida do líder da oposição Alexei Navalny, internado na UTI de um hospital da Sibéria, vítima de envenenamento nesta quinta-feira (20), segundo informações de sua equipe.

Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, viajava de Tomsk, na Sibéria, a Moscou em um avião que precisou fazer um pouso de emergência quando o líder da oposição começou a se sentir mal.

"Os médicos estão fazendo tudo o que podem, eles estão realmente lutando para salvar sua vida", disse Anatoli Kalinitshenko, vice-diretor do hospital de Omsk, onde o opositor foi internado na Unidade de Terapia Intensiva, com um respirador.

A porta-voz do ativista, Kira Yarmysh, que viajava com ele, disse à rádio Echo Moscou que ele foi vítima de um "envenenamento intencional".

"Acreditamos que Alexei foi envenenado com algo misturado em seu chá. Essa foi a única coisa que ele bebeu pela manhã", disse no Twitter.

Segundo ela, Navalny parecia estar "totalmente bem" pela manhã em Tomsk, mas "logo após a decolagem, ele perdeu a consciência".

Um avião-ambulância vai decolar da Alemanha com destino à Rússia à meia-noite local (19h de Brasília) para levar Navalny, que está em coma, informou à AFP uma organização não governamental alemã que organiza o transporte.

"Vamos enviar à meia-noite um avião ambulância com equipamento médico e especialistas que poderão trazer Navalny pra a Alemanha", declarou o presidente da organização Cinema for Peace, Jaka Bizilj, acrescentando que espera conseguir todas as autorizações necessárias "esta mesma noite".

O Kremlin já informou que está disposto a cooperar com o traslado do opositor, internado em Omsk, na Sibéria, para o exterior.

A Cinema for Peace já organizou uma operação similar em 2018 para uma das integrantes do grupo punk russo Pussy Riot.

Navalny, um advogado de 44 anos cujas postagens sobre a corrupção das elites russas são amplamente acompanhadas nas redes sociais, já foi vítima de vários ataques físicos.

Em 2017, ele sofreu queimaduras em um olho quando indivíduos jogaram um líquido desinfetante em seu rosto.

Em julho de 2019, quando cumpria uma breve pena de prisão, também alegou ter sido "envenenado" com um "material químico desconhecido" e foi transferido para um hospital.

As autoridades afirmaram que se tratou de uma "reação alérgica" e não encontraram "nenhuma substância tóxica" em seu organismo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por