INTERNACIONAL

Missão tripulada da Nasa com cápsula da SpaceX está pronta para decolar

A Flórida teve um dia nublado nesta terça-feira (26), véspera do lançamento previsto de um foguete da SpaceX com dois astronautas a bordo, na missão mais perigosa e de alto nível já confiada pela Nasa a uma empresa privada

AFP
26/05/2020 às 19:05.
Atualizado em 27/03/2022 às 22:13

A Flórida teve um dia nublado nesta terça-feira (26), véspera do lançamento previsto de um foguete da SpaceX com dois astronautas a bordo, na missão mais perigosa e de alto nível já confiada pela Nasa a uma empresa privada.

Apesar das condições climáticas adversas nesta região do sudeste dos Estados Unidos, as previsões meteorológicas para a hora do lançamento são 60% favoráveis, segundo o último boletim para Cabo Cañaveral.

Após cumprirem uma quarentena estrita de dois meses, Bob Behnken e Doug Hurley vão tripular a cápsula Crew Dragon, que será lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa fundada em 2002 pelo visionário Elon Musk.

Criador dos carros elétricos Tesla, Musk fez fortuna com o PayPal e, obcecado com Marte, não hesitou em se lançar na corrida espacial.

O destino: a Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a 400 km sobre o nível do mar, a 27.000 km/h.

Para os Estados Unidos, o êxito desta missão será motivo de orgulho nacional, pois desde o último voo de um ônibus espacial, em 2011, o país recorre a foguetes russos para viajar ao espaço, tendo perdido sua autonomia.

Nem a pandemia de COVID-19, nem o confinamento imposto para evitar a propagação da doença representaram um freio ao lançamento.

O presidente americano, Donald Trump, assistirá à aguardada decolagem, sendo o terceiro mandatário em atividade a acompanhar um voo tripulado, depois de Richard Nixon e Bill Clinton.

"Toda a América terá a oportunidade de ver o nosso país fazer algo incrível novamente", disse nesta terça-feira o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

A agência espacial americana ressuscitou uma logo apelidada de "o verme", utilizada na década de 1970, que adornará com suas linhas vermelhas o foguete, um sinal da nostalgia da potência e da corrida pela conquista do espaço.

A SpaceX entrou para a História ao se tornar a primeira companhia a acoplar uma cápsula com provisões para a ISS em 2012. Dois anos depois, a Nasa ordenou avançar para o envio de astronautas, adaptando a cápsula Dragon para o transporte de passageiros.

Assim, colaborou com o sonho original de Musk: "colocamos janelas na versão de carga da Dragon", lembrou na segunda-feira o alemão Hans Koenigsmann, vice-presidente da SpaceX.

"Fundamos (a empresa) com a ideia do voo espacial humano", acrescentou, emocionado.

O programa, no qual a Nasa investiu mais de 3 bilhões de dólares, está atrasado em três anos. A Boeing está construindo em separado a cápsula Starliner, com um atraso ainda maior.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por