Audiência pública

Moradores do Jupiá pedem construção de garagem em outro local

“Como representante do Executivo, eu posso afirmar para vocês que a área indicada no edital não será o local da nova garagem”, declarou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco de Oliveira

Da Redação
07/09/2023 às 08:05.
Atualizado em 07/09/2023 às 08:06
Audiência pública encaminha solução para nova garagem de ônibus (Rubens Cardia)

Audiência pública encaminha solução para nova garagem de ônibus (Rubens Cardia)

“Como representante do Executivo, eu posso afirmar para vocês que a área indicada no edital não será o local da nova garagem”, declarou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco de Oliveira, na audiência pública cujo objetivo foi debater a implantação da garagem de ônibus para transporte público no bairro Jupiá.
Realizada na noite desta terça-feira (5), a audiência pública foi motivada pela insatisfação e preocupação dos moradores do Jupiá com o impacto que a instalação da garagem de ônibus teria na região.

Por meio do requerimento 660/2023, de autoria dos vereadores Gilmar Rotta (PP) e Pedro Kawai (PSDB), foram convocados para a audiência pública a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco de Oliveira, o secretário municipal de Obras e Zeladoria, Paulo Roberto Borges, o procurador-geral do Município, Guilherme Mônaco de Mello, o secretário de Governo, Luis Fernando Dagnone Cassinelli e o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, representado por Robson Williams da Costa Silva.

Moradores
Representando a Associação Residencial Morada do Engenho e a Associação Residencial dos Moradores do Residencial II do Loteamento Terras de Piracicaba, o advogado Leandro Dondone Berto apresentou um estudo de impacto, realizado por um engenheiro contratado pelos moradores, que atestou que a implantação da nova garagem produziria impactos sonoros, ambientais, financeiros, no trânsito e no turismo. “Nada justifica a manutenção e construção da garagem no local”, afirmou.

Prefeitura
Além de garantir que a nova garagem não será construída no Jupiá, a secretária Jane Franco de Oliveira esclareceu que a área indicada no edital foi usada como referência para cálculos de custos e que está sendo realizado um levantamento de áreas similares em extensão.

“Vamos considerar os anseios da comunidade de instalar a garagem num local que não afete a população. Não é interesse do município e muito menos da Semuttran criar qualquer problema, seja impacto de trânsito, impacto de vizinhança ou custo”, afirmou.

Ela ainda esclareceu que a área para construção da garagem será divulgada após a assinatura do termo de adimplemento, previsto no contrato. O prazo estipulado para as adequações é até o dia 25 de setembro, com possibilidade de prorrogação.

Câmara
 

O vereador Pedro Kawai elogiou a participação popular por meio da mobilização que possibilitou a realização da audiência pública, que “é extremamente democrática”. Ele salientou que faz questionamentos sobre os termos do edital de licitação desde sua publicação. “Não é de hoje que estamos falando sobre isso, é de muito tempo”, disse.
Gilmar Rotta, que presidiu os trabalhos, ponderou que nada é concreto enquanto não tiver o termo de adimplemento, no entanto, o objetivo da audiência pública foi cumprido. “Saímos daqui com a palavra da secretária e isso é importante”, disse.

Também participaram da audiência pública os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL), Paulo Campos (Podemos), André Bandeira (PSDB) e o presidente da Câmara, Wagner Oliveira (Cidadania). Os parlamentares destacaram a importância da manifestação popular para que fosse aberto um diálogo com o Executivo, o que resultou na indicação de outra área para implantação da nova garagem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por