INTERNACIONAL

Moscou acusa EUA e Otan de transformar Ucrânia em 'barril de pólvora'

A diplomacia russa afirmou, nesta terça-feira (13), que a Otan e os Estados Unidos estão transformando a Ucrânia em um "barril de pólvora" ao apoiar este país, palco de um conflito com separatistas pró-russos e que acusa Moscou de reunir tropas em suas fronteiras

AFP
18/04/2021 às 01:34.
Atualizado em 22/03/2022 às 00:28

A diplomacia russa afirmou, nesta terça-feira (13), que a Otan e os Estados Unidos estão transformando a Ucrânia em um "barril de pólvora" ao apoiar este país, palco de um conflito com separatistas pró-russos e que acusa Moscou de reunir tropas em suas fronteiras.

"O volume da ajuda (militar) aumenta. Os Estados Unidos e outros países da OTAN transformam a Ucrânia, de maneira consciente, em um barril de pólvora", acusou o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Riabkov, citado por agências de notícias russas.

Estas declarações foram divulgadas no momento em que o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, reunia-se na sede da Otan, em Bruxelas, com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

A Ucrânia teme que a Rússia busque um pretexto para atacá-la e a acusa de reunir mais de 80.000 soldados perto de sua fronteira ao leste e na Crimeia, anexada por este país em 2014.

Segundo a Ucrânia, os separatistas pró-russos contam com 28.000 combatentes e mais de 2.000 conselheiros e instrutores militares russos no território, que controlam desde 2014 no leste do país.

alf/rco/pz/mar/zm/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por