INTERNACIONAL

Navios de cruzeiro com portadores de coronavírus atracam na Flórida

O navio de cruzeiro "Zaandam" e seu auxiliar, "Rotterdam", que transportam quatro falecidos e dezenas de portadores do novo coronavírus, chegaram nesta quinta-feira (2) ao porto de Fort Lauderdale, na Flórida, encerrando uma angustiante odisseia para seus passageiros e tripulantes, após serem rejeitados em vários países

AFP
02/04/2020 às 22:18.
Atualizado em 31/03/2022 às 04:48

O navio de cruzeiro "Zaandam" e seu auxiliar, "Rotterdam", que transportam quatro falecidos e dezenas de portadores do novo coronavírus, chegaram nesta quinta-feira (2) ao porto de Fort Lauderdale, na Flórida, encerrando uma angustiante odisseia para seus passageiros e tripulantes, após serem rejeitados em vários países.

Os navios atracaram na doca do porto de Everglades em Fort Lauderdale, 50 km ao norte de Miami, enquanto os passageiros aplaudiam e saudavam, de suas cabines, as pessoas em terra.

"A Flórida nunca pareceu tão bem!", Disse à AFP Rick de Pinho, advogado de 53 anos a bordo do "Rotterdam".

Quatro pessoas morreram no navio "Zaandam", por razões ainda não divulgadas, enquanto 107 passageiros e 143 tripulantes de ambas embarcações relataram sintomas de gripe durante a viagem, embora várias tenham se recuperado.

No total, 14 pessoas (13 passageiros e um membro da tripulação) serão levadas para dois hospitais na Flórida, disseram as autoridades.

"Esses viajantes poderiam ter sido qualquer um de nós ou membros de nossa família, capturados inesperadamente em meio a esse fechamento sem precedentes das fronteiras mundiais que ocorreu em questão de dias e sem aviso prévio", disse Orlando Ashford, presidente da Holland America Line, que opera os barcos.

"Estamos felizes em levar nossos passageiros para casa e ajudar os poucos que precisam de serviços médicos adicionais", acrescentou.

A bordo, os passageiros comemoraram com alegria quando ouviram seus capitães anunciarem que finalmente atracariam, após serem rejeitados em vários portos desde 14 de março.

"O "Zaandam" e o "Rotterdam" acabam de receber autorização para os dois navios irem para Port Everglades", disse o capitão Bas Van Dreumel no alto-falante do segundo navio, de acordo com uma gravação obtida pela AFP.

"Agora vamos sentir falta do navio", brincou De Pinho.

O cruzeiro "Zaandam" começou em 7 de março na Argentina e terminaria em 21 de março no Chile. Mas, quando um surto de coronavírus eclodiu a bordo, o capitão tentou desembarcar em outro porto desde 14 de março, sem sucesso até esta quinta-feira.

Por esse motivo, a empresa que administra o serviço de cruzeiros enviou "Rotterdam" da Califórnia na semana passada, para ajudar "Zaandam" no Pacífico e transportar quase 800 passageiros para lá.

Então, os dois navios percorreram o Canal do Panamá juntos e navegaram pelo Caribe, com ambos transportando um total de 1.250 passageiros e 1.186 tripulantes.

Quando os navios atracaram na tarde de quinta-feira, a linha de cruzeiros da Princess Cruises anunciou que também esperava enviar outro navio, o "Coral Princess", para o mesmo porto de Fort Lauderdale neste sábado, com 12 casos confirmados de coronavírus a bordo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por