De acordo com o Comando da PM da cidade, capitão/PM Gustavo Gravena Frias, um dos fatores que contribuiu para o aumento de prisões foi a reformulação do efetivo, colocando mais PMs nas ruas (Divulgação)
A Polícia Militar de São Pedro tirou de circulação, no primeiro trimestre deste ano, 57 criminosos envolvidos com os mais variados tipos de delitos, com destaque para o tráfico de drogas. Isso representa um aumento de 19 prisões a mais, comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram 38.
Do total de presos do ano passado, 20 foram por situações de flagrante e 18 por cumprimento de mandados judiciais. Neste ano, a PM local prendeu 28 pessoas em flagrante e 29 cumprindo mandados - nestes dados não estão os adolescentes infratores porque, no caso deles, não conta como prisão e sim apreensão.
De acordo com o comandante da 3ª Companhia, Gustavo Gravena Frias, que assumiu a unidade em dezembro do ano passado, esse aumento no número de prisões se deve a alguns fatores: um deles foi a utilização das ferramentas de inteligência, para tentar identificar os mandados pendentes na área e começar a cumprir.
"Outro fator que auxiliou foi a chegada de dois sargentos novos na Companhia, onde conseguimos implementar mais uma ou duas equipes por dia aumentando, todos os dias, o efetivo operacional", ressaltou.
"Com isso tivemos maior eficácia, tanto na prisão de indivíduos que cometeram crimes quanto num maior efetivo para realizar as prisões", explicou. "Agora temos mais efetivo na parte operacional do que na administrativa", acrescentou.
A maioria das prisões em flagrantes que foram efetuados, segundo o capitão Gravena, diz respeito ao tráfico de drogas, um tipo de crime que enseja muitos outros. "Nosso foco é tentar diminuir o tráfico para que, com isso, não ocorram mais crimes como roubos ou furtos. Os usuários, às vezes, cometem os pequenos delitos, como é o furto, para financiar o vício. Então, diminuindo o tráfico de drogas os outros crimes tendem a diminuir".
As equipes, de acordo com o comandante, estão batendo maciçamente em cima do bairro São Dimas, que é notório e conhecido ser um bairro que tem muitas ocorrências de tráfico de drogas.
"Vamos averiguando os pontos citados em denúncias e, muitas vezes, obtemos êxito em apreender entorpecentes e prender traficantes", declarou o capitão.
Mais adolescentes
No primeiro trimestre deste ano, a PM de São Pedro deteve seis menores de idade cometendo crimes e em 2022, no mesmo período, foram dois. "A gente sabe que, na maioria das vezes, o traficante alicia o menor para realizar o tráfico porque, com isso, vai ter uma legislação mais branda", disse o oficial da PM.
"A incidência é comum, mas temos tido conversas com a Promotoria e com o juiz de São Pedro, para que quando ocorrer esses fatos a gente encaminha o BO e o juiz vai poder tomar uma medida mais drástica quanto aos que reincidem, entre elas, média socioeducativa".
Elaboração de RAIA
O crime, em alguns casos, pode estar ligado à facilidade que o criminoso tem de acessar os locais que serão seus alvos ou, também, com a falta de infraestrutura de uma cidade. Para tentar resolver questões que possam auxiliar na redução dos índices, ao assumir a Companhia, segundo Gustavo Gravena Frias, ele implantou a elaboração de RAIA (Relatório de Averiguação de Incidente Administrativo), sobre luzes queimadas, terrenos com mato alto, etc.
"Numa rua clara, por exemplo, o individuo vai ficar mais receoso de atuar. Num terreno sem mato, ele não tem onde se esconder para cometer delito", enfatizou. Gustavo Gravena Frias informou que também está fazendo a apreensão de veículos abandonados em ruas e avenidas de São Pedro.
"Além de tirarem uma vaga das vias, pode ser criadouro de dengue ou esconderijo para criminosos". Segundo ele, a população pode contar com a Polícia Militar, que possui canais sigilosos para denúncias, mas também é possível abordar o policial na rua e passar informação.
Medidas de segurança
Entre outros trabalhos que a Polícia Militar de São Pedro está fazendo para aumentar a segurança na cidade, Gravena destaca um assunto do momento que é a questão de denúncias de ataques em escolas.
No último dia 12, na Câmara de Vereadores, foi ministrado um Treinamento de Segurança Escolar, "Palestra de Atirador Ativo", com a presença de um público de aproximadamente 90 pessoas, entre diretoras e coordenadoras de ensino da rede municipal e estadual, dando início a um processo contínuo de capacitação , baseada nos mais avançados procedimentos de segurança nas escolas.
O treinamento foi ministrado pelo cabo/PM Alexandre dos Santos Ribeiro que fez Treinamento no 10<SC210,186> Baep (Batallhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Piracicaba.
A Companhia de São Pedro atende, ainda, a população de Santa Maria da Serra, Charqueada e Águas de São Pedro.Os dados estatísticos foram providenciados pela policial militar Priscila Dantas.