Santa Casa

Novo medicamento para o tratamento do diabetes foi tema de palestra

Endocrinologista Lenira Stella falou sobre a dapagliflozina

Da Redação
03/12/2022 às 08:50.
Atualizado em 03/12/2022 às 08:50
Evento foi organizado pelo nefrologista coordenador do Departamento de Clínica Médica da Santa Casa (Divulgação)

Evento foi organizado pelo nefrologista coordenador do Departamento de Clínica Médica da Santa Casa (Divulgação)

O Tratamento do Diabetes pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foi tema de palestra realizada na noite de quarta-feira, 30 de novembro, no salão nobre da Santa Casa de Piracicaba, pela endocrinologista Lenira Stella (CRM 95272). O evento foi organizado pelo nefrologista coordenador do Departamento de Clínica Médica da Instituição, Alex Gonçalves (CRM 99878); e pelo aluno do quinto ano de medicina da Faculdade Anhembi Morumbi, Afonso Vicentini.

O medicamento dapagliflozina está disponível para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e que fazem tratamento pela rede pública de saúde. De acordo com Golçalves, o fármaco é indicado para portadores dessa classe de diabetes, com 65 anos ou mais e que seja portadores de doença cardiovascular estabelecida ou doença renal relacionada ao transtorno.

“O dapagliflozina tem se mostrado mais eficaz em prevenir os desfechos do diabetes que levam à insuficiência renal e cardíaca e essa é mais uma alternativa para o controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo e reduzindo os impactos do desequilíbrio na saúde”, ressalta o médico.

De acordo com ele, o público-alvo para o uso desse medicamento é composto por pacientes que não conseguiram controle adequado da DM2 em outros tratamentos. “Até o momento, o SUS fornece à população opções como as insulinas e os medicamentos metformina, glibenclamida e glicazida”, salientou Gonçalves.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por