INTERNACIONAL

O que você precisa saber sobre a Superterça, o dia-chave das primárias democratas

Na corrida pela indicação presidencial democrata, ainda não está claro quem disputará com o presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro

AFP
01/03/2020 às 15:07.
Atualizado em 07/04/2022 às 09:04

Na corrida pela indicação presidencial democrata, ainda não está claro quem disputará com o presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro.

Esse cenário deve ser esclarecido após um dia-chave, a Superterça de 3 de março, o maior dia de votação em que 14 estados e dezenas de milhões de americanos habilitados expressarão sua vontade.

O resultado pode ser um ponto de virada no qual o senador "socialista democrata" Bernie Sanders obtém uma vantagem insuperável ou marcará um retorno espetacular para o ex-vice-presidente Joe Biden, que, exceto por sua vitória no sábado na Carolina do Sul, sofreu fortes derrotas nos outros três estados que já decidiram, Iowa, New Hampshire e Nevada.

Fazer a diferença na Superterça requer uma grande penetração no território, um excelente nível de captação de recursos e um grande impulso.

Na manhã do dia seguinte, com os resultados à vista, candidatos como Pete Buttigieg, Elizabeth Warren ou Amy Klobuchar provavelmente enfrentarão uma decisão difícil: ignorar as previsões e seguir em frente ou jogar a toalha.

Confira o que é preciso saber sobre a Superterça:

Os estados em jogo durante a Superterça cobrem os quatro pontos cardeais dos Estados Unidos, do pequeno Maine, com pouco mais de um milhão de habitantes, até a gigante Califórnia, de tendência progressista e o mais populoso do país, com uma população de 40 milhões.

O Texas, com 29 milhões de habitantes, é outro grande troféu. Virginia, Carolina do Norte, Alabama e Colorado também votam em 3 de março, assim como Arkansas, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Utah e Vermont, além de Samoa Americana e os democratas que residem fora do país.

A diversidade econômica e social dos estados participantes da Superterça oferece aos candidatos a oportunidade de demonstrar sua capacidade (ou incapacidade) de obter apoio de um amplo espectro de eleitores de diferentes perfis, estratos e regiões.

A votação pode levar a noite toda.

Para obter a indicação do partido, o candidato precisa ter uma maioria absoluta de delegados e aproximadamente um terço do total está em jogo na Superterça. Daí a importância deste dia, uma data importante do calendário eleitoral dos EUA.

Em números, 1.357 candidatos serão colocados em jogo na terça-feira, quando 1.991 são necessários para obter a indicação. Em comparação, até agora os quatro estados que já realizaram assembleias eleitorais ou eleições primárias designaram conjuntamente apenas 155 delegados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por