Empresa de destaque

Oji Papéis Especiais comemora 11 anos de existência no Brasil

Oji Papéis Especiais segue uma filosofia que alia o global ao local, com inovação e preservação

Romualdo Cruz Filho
16/10/2022 às 06:00.
Atualizado em 16/10/2022 às 06:01
‘A Oji Papéis Especiais tem a maior produção de papéis térmicos no país, detemos uma tecnologia única e oferecemos um produto de alta qualidade’ (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

‘A Oji Papéis Especiais tem a maior produção de papéis térmicos no país, detemos uma tecnologia única e oferecemos um produto de alta qualidade’ (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A Oji Papéis Especiais comemora seus 11 anos de existência no Brasil unindo extremos geográficos, com uma estratégia eficaz que revela sua capacidade de adaptação e de superar fronteiras.

Agostinho Monsserroco, presidente da unidade instalada no bairro Monte Alegre, Piracicaba (SP), conta um pouco sobre esse olhar global da empresa japonesa, mas que preserva relações doméstica com o local onde nasceu, cresceu e se projetou ao mundo.

Com 600 funcionários, a unidade local está entre as 10 mais importantes do grupo Oji em termos de faturamento. O que não representa pouca coisa quando se sabe que em todo o mundo estão distribuídas 300 empresas do grupo.
A conexão com Tóquio, onde fica a matriz, tornou-se algo natural. "Os japoneses nos visitam com certa frequência, sendo que alguns acompanham os trabalhos na fábrica por longo período. Com isso, estabelecemos um ambiente de troca permanente de conhecimento científico e tecnológico", explica Monsserroco. Segundo o presidente, "há na capital japonesa dois prédios, como este do Hotel Beira Rio, onde estão os cientistas da Oji. Lá eles estudam de tudo, desde a melhor fibra para cada finalidade até sobre as possibilidades de fabricar tela de celular com celulose", observa. Na unidade do Monte Alegre há uma área destinada a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para essa integração, onde se analisam matéria-prima, menor impacto ambiental, reciclagem e custos.

Meio Ambiente

O impacto ambiental é um tema que toca fundo nas grandes empresas, como a Oji Papéis Especiais. "Qualquer atividade humana provoca impacto ao meio ambiente. Nas empresas, os impactos são potencializados. Por isso a necessidade de se estudar os meios mais eficientes para reduzi-los. Em relação à água, por exemplo, temos um sistema de tratamento como o do Semae que permite devolvermos a água que captamos do Rio Piracicaba ainda mais limpa do que ela entra em nosso sistema".

Seguindo esta mesma lógica, Monsserroco fala sobre a convivência da fábrica com a comunidade.

"Antes de sermos Oji, já havia uma indústria de papel no local onde estamos instalados, e de longas datas. Essa história da indústria de papel faz parte da história da comunidade. Muitas vezes elas até se confundem. Por isso temos uma preocupação e um trabalho intenso para que essa relação permaneça e tenha continuidade. Porque nos consideramos também responsáveis pela comunidade do Monte Alegre, que nos acolheu de coração. É uma responsabilidade, que nos leva a desenvolver vários projetos culturais em parceria. Ficamos felizes quando vemos que aquele bairro tem se desenvolvido com sustentabilidade, tornando-se um ponto de turismo, de gastronomia e, ao mesmo tempo, de inovação científica e tecnológica, fazendo ponte com a Esalq-USP, que é o nosso maior centro de pesquisa e conhecimento científico". 

Por esse olhar global e o cuidado com a aldeia onde nasceu, a Oji Papéis Especiais vê seus negócios expandirem e chamarem a atenção do mundo. Passo recente para ajustar seu sistema produtivo foi dado e, 2019, em plena pandemia, quando a empresa investiu R$ 550 milhões. E aproveitou a oportunidade para destacar a máquina mais antiga da unidade, que ainda está em operação e comemora no ano que vem 70 anos. 

Empresa premiada

Para coroar essa história bem sucedida, recentemente, a Oji Papéis Especiais recebeu três prêmios, em três categorias. Trata-se de um reconhecimento da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) às empresas do setor: Prêmio Destaques do Setor 2022, na categoria Fabricante de Papéis Especiais; Categoria RH - Desenvolvimento Humano e Organizacional, e Categoria Inovação. 

"Sentimo-nos agradecidos e honrados pelo reconhecimento da ABTCP, essa renomada instituição que representa tão bem a instituição. A Oji Papéis Especiais tem a maior produção de papéis térmicos no país, detemos uma tecnologia única e oferecemos um produto de alta qualidade. Nós agregamos valor ao mercado. Além da excelência em produtos, temos pessoas extremamente talentosas em nosso time", são as palavras do representante de uma empresa de vanguarda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por