Hyundai 10 anos

Olhar otimista da diretoria do Simespi para um setor consolidado

Euclides Libardi, sintetiza a importância da empresa coreana instalada em 2012 no parque automotivo da cidade

Romualdo Cruz Filho
20/09/2022 às 01:04.
Atualizado em 20/09/2022 às 01:05

Euclídes Libardi, presidente do Simespi: ‘Multinacional ampliou de forma expressiva os horizontes da estrutura produtiva instalada no município’ (Divulgação)

“A Hyundai Motor Brasil é uma empresa que há dez anos tem contribuído com a economia local e nacional em cinco pontos principais: geração de emprego; qualificação de mão de obra; fortalecimento econômico, desenvolvimento tecnológico e social". Assim, o presidente do Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e Região (Simespi), Euclides Libardi, sintetiza a importância da empresa coreana instalada em 2012 no parque automotivo da cidade.

Segundo ele, a chegada da multinacional ampliou de forma expressiva os horizontes da estrutura produtiva instalada no município, até então fortemente focada no agronegócio, e o setor industrial se diversificou de forma consistente com uma nova matriz tecnológica "Durante muitos anos, a economia piracicabana foi quase que totalmente focada no setor agroindustrial. Com a chegada da Caterpillar esse cenário começou a mudar e se consolidou com a instalação da Hyundai", explica.

Essa riqueza se deu de forma estruturada e coesa, uma vez que a montadora, ao ampliar o setor industrial, trouxe consigo fornecedores qualificados e estabeleceu novas parcerias para aquisição de componentes e materiais de empresas brasileiras, dinamizando o mercado e absorvendo a mão de obra qualificada local. O salto foi tão ousado que carregou consigo problemas novos, que exigem soluções criativas.

"Muitos engenheiros e administradores foram contratados, a ponto de hoje estarmos sem alguns profissionais disponíveis no mercado. Essa realidade coloca sobre gestores públicos e entes do desenvolvimento industrial nacional a responsabilidade de pensar estratégias para ampliar a qualificação que é oferecida na cidade", observa Libardi. "Além disso", continua, "a Hyundai promoveu a criação de vagas de emprego até então inexistentes em Piracicaba, já que ela foi a primeira empresa do setor automotivo a se instalar aqui". 

Se por um lado a multinacional traz problemas de ordem a exigir grandeza de visão dos gestores públicos e privados, a mesma empresa carregou consigo um olhar social que se adequou diretamente a uma necessidade local.

"A chegada da montadora também teve um aspecto social importante. Além dos impostos, que ajudam a administração pública a investir na cidade, e das ações de promoção social implementadas pelo grupo, a geração de empregos movimenta a economia quando oferece poder de compra para as pessoas. Ou seja, é mais dinheiro circulando e isso se deve, em boa medida, aos acordos coletivos firmados entre o Sindicato dos Metalúrgicos e o Simespi".

Ou seja, os empregados da Hyundai e das fornecedoras agregam valor ao município, porque estão devidamente segurados "com planos de saúde e outros benefícios que contribuem com um cenário de melhor qualidade de vida e bem-estar". Esse olhar social da empresa também se destacou, segundo Libardi, durante a pandemia da Covid-19. "Mesmo com a redução das vendas, ao longo desse período não houve demissão em massa, o que poderia ser uma ação compreensível das empresas afetadas pela crise sanitária. No entanto, prevaleceu a visão macro, de uma empresa que veio para somar e não para dividir".

Libardi destaca ainda o fato de a montadora estar ampliando sua base produtiva, com a instalação de uma fábrica de motores, que será inaugurada hoje, dia 20. "Só temos a elogiar, uma vez que este passo certeiro vai dar mais solidez à nossa balança comercial, que tende a um viés positivo sustentável nas exportações, o que já pode ser percebido nos dados atuais.

O último boletim do Ciesp revela saldo positivo nas exportações de veículos entre abril e junho, em nossa região. A Hyundai tem forte potencial como exportadora e, graças aos investimentos que tem feito, ocupará em breve lugar de destaque nas exportações, que tornará o município perenemente superavitário no setor".

Assim sintetiza Libardi: "Cabe agora a nós e ao poder público aproveitarmos todos esses benefícios em prol do desenvolvimento do setor econômico e industrial brasileiro. Temos muito a aprender e a oferecer, por isso desejamos que essa primeira década de relação entre Piracicaba e Hyundai seja apenas uma de muitas". 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por