Imagem não divulgada

Onça-parda é filmada no campus da Esalq/USP

Direção enviou comunicado informando comunidade esalqueana

Da Redação
27/01/2023 às 06:21.
Atualizado em 27/01/2023 às 06:21

Na madrugada do último dia 23, uma onça-parda foi filmada nas proximidades do Cebtec. (Mateus Medeiros)

A direção da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) enviou comunicado para docentes, funcionários e alunos, informando que, na madrugada do último dia 23, uma onça-parda foi filmada nas proximidades do Cebtec.

O comunicado observa que a onça-parda é um animal comum na região e que se alimenta de presas como capivara, quati, tatu, entre outras. E que é possível que o animal tenha se afastado da mata, ao se deslocar durante a noite para procurar alimento.

Segundo o comunicado, frequentadores do local foram avisados do ocorrido e devidamente orientados sobre o que fazer para evitar qualquer incidente.

Ressalta que a onça-parda não oferece perigo às pessoas, mas não deve ser acuada e nem perseguida, já que pode reagir, como qualquer outro animal.  A orientação é para que, caso encontre com uma onça, não se aproxime. Se afaste, sem dar as costas ao animal ou fazer qualquer movimento brusco e avise a Guarda Universitária pelo fone (19) 3429-4349. 

Ainda para evitar acidentes, também fez um alerta aos motoristas que circundam as vias do Campus Luiz de Queiroz, pois este é um animal de hábito noturno.

A onça-parda é membro da família dos grandes felinos. Ela faz parte da subclasse dos mamíferos. Esses animais têm nomes diferentes, incluindo suçuarana, leão-baio, puma e leão da montanha. São animais vocais e bem conhecidos por seus sibilos, rosnados e gritos baixos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por