INTERNACIONAL

Onda de frio leva neve ao sul do país, com temperaturas recordes abaixo de zero

Uma forte onda de frio no sul do Brasil, com temperaturas recordes abaixo de zero grau, causou nevadas entre quinta-feira à noite e sexta-feira de manhã, deixando uma leve camada de neve e árvores com galhos congelados

AFP
21/08/2020 às 15:03.
Atualizado em 25/03/2022 às 15:54

Uma forte onda de frio no sul do Brasil, com temperaturas recordes abaixo de zero grau, causou nevadas entre quinta-feira à noite e sexta-feira de manhã, deixando uma leve camada de neve e árvores com galhos congelados.

Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, nevadas foram noticiadas em mais de uma dezena de localidades: carros, ruas e paisagens cobertas de neve foram vistas em imagens divulgadas por internautas em redes sociais e na imprensa.

Nove cidades do Rio Grande do Sul registraram nevadas e 70 municípios tiveram temperaturas abaixo de zero grau, incluindo Soledade, onde o serviço meteorológico da Metsul registrou recorde de -7 ºC.

"Não há precedentes na história recente de mínima tão baixa no Rio Grande do Sul no mês de agosto", informou seu relatório.

O governo de Santa Catarina, muito procurado por turistas que buscam praias paradisíacas, mas que possui uma região de montanhas, indicou que a "onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe neve, geada e temperaturas negativas".

Os municípios de Bom Jardim da Serra e São Joaquim tiveram as maiores nevadas, com -3 ºC e -9 ºC respectivamente. Outros estados onde houve ocorrência de nevadas foram Paraná e Mato Grosso do Sul.

Os serviços meteorológicos estimam que esta onda de frio "intensa" e "curta" se estenda até o fim de semana no sul do país.

A massa de ar polar, que chega da Argentina, avançará nos próximos dias para outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

val/ll/jc/cc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por