INTERNACIONAL

ONU classifica situação humanitária no Tigré como 'cada vez mais crítica'

A crise humanitária na região etíope do Tigré, onde a insegurança impede o acesso de ajuda às populações, é "cada vez mais crítica", alertou nesta terça-feira (8) Babar Baloch, porta-voz da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR)

AFP
08/12/2020 às 11:41.
Atualizado em 24/03/2022 às 03:54

A crise humanitária na região etíope do Tigré, onde a insegurança impede o acesso de ajuda às populações, é "cada vez mais crítica", alertou nesta terça-feira (8) Babar Baloch, porta-voz da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

"É fundamental que as organizações humanitárias possam fornecer ajuda às pessoas rapidamente, em virtude das regras universais de humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência operacional", declarou em coletiva de imprensa.

"Infelizmente este acesso não se materializou até o momento", disse, acrescentando que já passou um mês desde que a organização teve acesso para socorrer cerca de 96.000 refugiados eritreus deslocados no Tigré.

Além disso, afirmou que a ACNUR recebeu indicações segundo as quais esses refugiados teriam sido transferidos para outra área do Tigré ou cruzado a fronteira com o Sudão, como já fizeram cerca de 49.000 etíopes, também fugindo dos combates.

rjm-vog/blb/age/mb/aa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por