Programa Escola Segura

Órgãos de segurança visitam escolas de Piracicaba

Escola Municipal Affonso Salati, no loteamento São Francisco, recebeu ontem o projeto

Ana Cristina Andrade
07/07/2022 às 08:50.
Atualizado em 07/07/2022 às 08:50

Crianças de escola do São Francisco, no Escola Segura (Divulgação)

Levar ao conhecimento de crianças, que estejam perto de atingir a pré-adolescência, vários assuntos relacionados à segurança delas e ao trabalho que a polícia faz, entrar nas viaturas, conhecer equipamentos de unidade de socorro. Esses são os principais objetivos do projeto "Escola Segura", idealizado pelo capitão/PM Munhoz, comandante da 1ª Companhia de Piracicaba, e que teve início em maio deste ano.

Pelo menos uma vez por semana, além de policiais militares do 10º Batalhão, órgão de segurança como a Guarda Civil e Polícia Militar Rodoviária, por exemplo, ou de socorro, tais como Corpo de Bombeiros ou Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), se colocam à disposição dos estudantes e proporcionam a eles uma manhã de bastante informação.

Ontem, recebeu o projeto a Escola Municipal Affonso Salati, no loteamento São Francisco e a apresentação aconteceu no varejão do bairro.

Segundo o tenente-coronel Alexandre Luiz Bergamasco Pedro, comandante do 10<SC210,186> Batalhão, é uma abrangência maior entre a interação da polícia e escola. 
“Após uma palestra ministrada, normalmente por policiais do Proerd (Programa Educacional e Resistência às Drogas e à Violência), as crianças passam a conhecer nossos equipamentos. Elas têm noção de como funciona o sistema de segurança pública”, explicou.

“Também envolve a parte educativa, a respeito de assuntos pertinentes. Criamos um vínculo com a gestão das escolas para que possamos ajudar quando for necessário. A protagonista no Escola Segura é a Polícia Militar, mas contamos com a Guarda Civil, PM Rodoviária, Corpo de Bombeiros e até o Samu”, disse.

Segundo Bergamasco, escolas que ficam nas áreas de outras Companhias já estão solicitando o programa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por