INTERNACIONAL

Paquistão permitirá importações da Índia, um sinal de melhora das relações diplomáticas

O Paquistão permitirá a importação limitada de açúcar, algodão e trigo da Índia, em um esforço para conter a alta inflação e como um sinal de melhora nas relações diplomáticas entre os dois países

AFP
06/04/2021 às 04:34.
Atualizado em 22/03/2022 às 01:16

O Paquistão permitirá a importação limitada de açúcar, algodão e trigo da Índia, em um esforço para conter a alta inflação e como um sinal de melhora nas relações diplomáticas entre os dois países.

As autoridades anunciaram na quarta-feira a concessão de permissões para a importação de meio milhão de toneladas de açúcar, uma medida destinada a reduzir o preço do produto até 20% antes do mês de jejum do Ramadã, quando a demanda aumenta significativamente.

Também podem importar três millones de toneladas de trigo e uma quantidade ainda desconhecida de algodão e lã.

A economia do Paquistão está em ruínas, uma situação que se agravou com a terceira onda da pandemia de coronavírus e com as medidas de confinamento parcial em todo o país.

Islamabad interrompeu as relações comerciais e diplomáticas com a Índia em 2019, quando Nova Délhi revogou o status semiautônomo da Cachemira indiana.

Ambos os países retiraram seus principais diplomatas e as equipes consulares foram retiradas ou expulsas.

Desde então, as relações se mantiveram frias, mas recentemente houve sinais de aproximação, como a troca de cartas entre o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e seu homólogo paquistanês Imran Khan, e a retomada das negociações esta semana sobre o uso dos recursos do rio Indo, que atravessa os dois países.

Bloomberg informou na semana passada que os Emirados Árabes Unidos ajudaram a estabelecer uma linha de comunicação secreta entre a Índia e o Paquistão.

Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, o ministro das Finanças paquistanês Hammad Azhar anunciou que o governo tomou a decisão de reabrir o comércio com a Índia "pelo interesse do povo".

fox-zz/ecl/am/eb/oaa/mab/me/aa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por