INTERNACIONAL

Partidários de Trump reclamam contra o Twitter no Twitter

Os próximos de Donald Trump, expulsos do Twitter e de outras grandes redes sociais, estão indignados e denunciam a censura, mas, por enquanto, suas opções para se fazerem ouvir são muito limitadas

AFP
10/01/2021 às 10:55.
Atualizado em 23/03/2022 às 22:48

Os próximos de Donald Trump, expulsos do Twitter e de outras grandes redes sociais, estão indignados e denunciam a censura, mas, por enquanto, suas opções para se fazerem ouvir são muito limitadas.

Gigantes como Google na sexta-feira e Apple no sábado também removeram Parler, uma plataforma usada por extremistas de direita e comentaristas conservadores, de suas lojas de aplicativos.

A Amazon também decidiu suspender a conta da rede Parler a partir de segunda-feira. Como o grupo hospeda os dados da Parler em seu serviço de nuvem, deverá, pelo menos temporariamente, impedir a operação dessa rede social.

"A liberdade de expressão morreu e é controlada por chefes esquerdistas", reclamou Donald Trump Jr, filho do presidente republicano.

"Quem será o próximo silenciado?", questionou Rudy Giuliani, o advogado pessoal de Trump, enquanto o secretário de Estado Mike Pompeo ergueu a voz contra "a esquerda".

"Infelizmente, esta não é uma tática nova da Esquerda. Eles trabalharam durante anos para silenciar as vozes daqueles que se opõem a eles", afirmou.

O influente senador republicano Ted Cruz chamou as decisões das redes sociais de "absurdas e profundamente perigosas".

"Por que um punhado de bilionários do Vale do Silício tem o monopólio do discurso político?", questionou.

Paradoxalmente, as reações foram expressas no Twitter, rede social preferida de Trump, que o expulsou na sexta-feira por considerar que suas mensagens incitavam à violência.

A decisão do Twitter foi tomada dois dias depois que apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em Washington, onde entraram em confronto com agentes de segurança e vandalizaram o prédio. Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram nos incidentes.

Facebook e outras redes como Instagram, Snapchat e Twitch suspenderam as contas de Trump indefinidamente.

A plataforma de discussão Reddit, normalmente bastante permissiva, fechou um fórum de fanáticos do presidente na sexta-feira por violar suas regras anti-discurso de ódio.

Qual será a caixa de ressonância de Trump e seus apoiadores agora?

Com medo de ficar de fora do Twitter, seu filho Donald pediu que seus seguidores enviem seu e-mail em seu site para mantê-los informados.

Em um tuíte apagado rapidamente, o presidente Trump mencionou a ideia de criar sua própria plataforma na noite de sexta-feira, mas não deu detalhes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por