Eleições em Piracicaba

Pesquisa indica Helinho e Barjas no segundo turno

Pesquisa eleitoral divulgada ontem (24), pela VTV/SBT, em parceria com o Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas, mostra que a eleição em Piracicaba será decidida em um segundo turno entre Helinho Zanatta (PSD), que aparece com 22,55% das intenções de voto, e Barjas Negri (PSDB), com 41,2%

Rogério Verzignasse
25/09/2024 às 07:02.
Atualizado em 25/09/2024 às 07:02

(Divulgação)

Pesquisa Vox Populi revela que a eleição para prefeito de Piracicaba deve ser mesmo decidida em segundo turno. Barjas Negri (PSDB) lidera a corrida eleitoral com 41,2% das intenções de voto, seguido de Helinho Zanatta (PSD), com 22,5%. O detalhe interessante é que a terceira pesquisa registrada pelo instituto prova que, desde abril, a preferência pelo tucano caiu 8,5 pontos percentuais, ao passo que a opção por Helinho mais que dobrou, saltando de 10,7% para 22,6%. 

O grupo político de Barjas tem uma preocupação a mais. O rival Helinho é um dos candidatos com a menor rejeição entre o eleitorado, apenas 3,1%. Barjas, com rejeição de 13,6%, tem muita dificuldade para retomar o fôlego do início da campanha. 

O cenário, construído a partir de pesquisa estimulada, indica também que os demais concorrentes ao cargo estão fora da briga. Alex Madureira (PL) aparece com apenas 9,8% das intenções de voto. Ele avançou apenas 1,1 ponto desde a pesquisa de abril. Alex precisaria de uma virada histórica no final da corrida eleitoral, para aspirar ao menos um lugar no segundo. Mas missão, ele sabe, é das mais ingratas. Apenas 5,1% dos eleitores entrevistados não sabem em quem vão votar. Ainda que conquistasse todos os indecisos, Alex não chegaria nem perto de Helinho. 

Outro dado surpreendente da Pesquisa Vox Populi é o percentual altíssimo de rejeição ao prefeito Luciano Almeida (PP), candidato a reeleição. Seu governo é reprovado por 62,3% dos eleitores. Só 21,5% aprovam a gestão atual. E nada menos que 39,6% dos eleitores, segundo a pesquisa, não votariam nele de jeito nenhum no dia 6. Nenhum outro candidato tem um índice de rejeição tão grande. 

Helinho Zanatta é deputado estadual, foi prefeito por dois mandatos das cidades de São Pedro e de Charqueada e foi considerado três vezes o melhor prefeito do Brasil pelo índice da Firjan.

Para ele, a nova amostragem confirma a força que seu nome vem ganhando em vários setores da sociedade piracicabana, mesmo antes do início do período eleitoral.

"Eu acredito que o voto do piracicabano merece respeito. Quando eu fui prefeito de São Pedro, desenrolei a falta de água, a fila da saúde, a regularização dos loteamentos e comunidades, renovei o asfalto, construí novas creches, fiz o Distrito Industrial e muito mais. Desenrolei lá e sei como fazer isso em Piracicaba. O resultado da pesquisa me deixa muito contente, porque mostra que a população comparou os candidatos e está vendo quem tem experiência e sabe fazer a gestão certa que a cidade precisa", disse Helinho Zanatta.

E acrescentou: "Para aqueles que ainda estão na dúvida, eu proponho um desafio: ligar para dez pessoas de São Pedro ou Charqueada. Se sete pessoas não falarem coisas boas da minha gestão nessas duas cidades, então não vou pedir esse voto. Mas se for o contrário, se elas elogiarem o que fiz na saúde, na água, na educação, na segurança, no emprego, eu queria pedir um voto de confiança e contar com esse apoio no dia 6 de outubro". 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por