A economia da zona do euro registrou contração de 3,6% no primeiro trimestre de 2020, quando foram adotadas as medidas para conter a propagação do novo coronavírus, anunciou a Eurostat, revisando uma estimativa anterior
A economia da zona do euro registrou contração de 3,6% no primeiro trimestre de 2020, quando foram adotadas as medidas para conter a propagação do novo coronavírus, anunciou a Eurostat, revisando uma estimativa anterior.
A agência europeia de estatísticas reduziu em dois décimos a estimativa de contração, anunciada no fim de abril, de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e março nos 19 países que compartilham a moeda única.
Apesar da leve melhora, o resultado continua sendo a contração trimestral "mais importante" da série histórica iniciada em 1995, afirmou a Eurostat em um comunicado. No quarto trimestre de 2019, o PIB cresceu 0,1%.
A Comissão Europeia espera uma "recessão de proporções históricas" na zona do euro em 2020 pela pandemia, com uma contração de 7,7%, antes de um crescimento de 6,3% em 2021.
tjc/zm/fp