Atendimento à população

Pira nos Bairros começa pelo Santa Rosa

Ação será no sábado, 27, das 9h às 14h, na Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin

Da Redação
25/05/2023 às 07:05.
Atualizado em 25/05/2023 às 07:05
Em primeiro plano a Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin que vai receber as equipes do Pira nos Bairros, no Santa Rosa (Divulgação)

Em primeiro plano a Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin que vai receber as equipes do Pira nos Bairros, no Santa Rosa (Divulgação)

O bairro Santa Rosa será o primeiro a receber o Pira nos Bairros no sábado, 27. O programa da Prefeitura de Piracicaba vai levar serviços e atendimento de várias secretarias até a população. No Santa Rosa, o ponto de encontro será na Escola Municipal Lygia Amaral Gobbin, na rua Santa Albertina, 555, das 9h às 14h. Os moradores do bairro vizinho, Parque São Jorge, também serão atendidos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) vai disponibilizar transporte público gratuito que vai circular pelos dois bairros durante a ação.

O prefeito Luciano Almeida destaca que o programa chega para aproximar ainda mais a Administração e a população. "Vamos levar serviços importantes até os munícipes já que muita gente, na correria do dia a dia, não consegue ir até os equipamentos públicos durante a semana. Então, com o programa vamos levar esses serviços, orientar e oferecer exames simples, mas importantes, esclarecer dúvidas, entre outras ações, tudo para facilitar a vida do cidadão", explica.

De acordo com Tássia Espego, diretora de Comunicação da Prefeitura, a iniciativa está alinhada com as diretrizes da Administração Luciano Almeida que, além de levar os serviços públicos aos bairros de maneira inédita, também abrirá um importante canal para o diálogo com moradores . "Essa abertura permite que o poder público proponha e execute políticas públicas ajustadas às demandas reais do cidadão piracicabano", frisou. 

Rose Massaruto, diretora de projetos especiais da Prefeitura, destacou que o programa Pira nos Bairros vai envolver todas as secretarias municipais que estão mobilizadas num esforço único para democratizar a utilização dos serviços públicos, muitas vezes de difícil acesso para uma parcela da população. "Faremos a ocupação dos espaços sociais para promover a cidadania", pontou Rose.

Atendimentos
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão oferecer testes rápidos de IST/AIDs; orientar sobre alimentação saudável; avaliar peso e altura e marcar de consumo alimentar; vacinar com as vacinas disponíveis para campanhas; verificar pressão arterial e glicemia, além da promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal).

Na área de assistência social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) vai atualizar o Cadastro Único/CRAS/CREAS e dar informações sobre os serviços do Programa Criança Feliz e serviço de convivência.

Já a Secretaria Municipal de Finanças fará a consulta de débitos (IPTU e taxas diversas); parcelamento de débitos e orientação sobre remissão e isenção de taxas municipais. A Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) fará palestras educativas, emitirá cartão do transporte público e apresentará atividades do Ciet.

Serviços na área de habitação também estarão disponíveis por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget) e da Seetaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur). Foods truck do Empreenda Pira, programa da secretaria, estarão estacionados no local comercializando alimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por