Dia da Noiva da Colina

Piracicaba festeja seu 256º aniversário

Piracicaba chega aos 256 anos como uma das mais importantes cidades do país, se destacando em diversos segmentos. Moradores falam dos encantos e desencantos da Noiva da Colina. O prefeito Luciano Almeida enfatiza os investimentos feitos durante a sua gestão

Da Redação
01/08/2023 às 04:18.
Atualizado em 01/08/2023 às 04:18
Piracicaba se destaca em vários segmentos em nível nacional (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Piracicaba se destaca em vários segmentos em nível nacional (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Não à toa que quem a conhece se encanta. Ela esbanja natureza, cultura, arte, história e beleza. Seus ipês floridos, a frondosa Sapucaia, os parques, a charmosa Rua do Porto, o Mirante, Esalq, Engenho Central, Casa do Povoador, o histórico Monte Alegre, Museu d'Água, Museu Prudente de Moraes, o belo por do sol, o amado Rio Piracicaba e seu salto, e sua gente. Pastel com guaraná no Mercadão.

Quem nunca? Garapa (com limão, abacaxi ou pura), pamonha de puro milho, cafezinho em um dos muitos cafés e padarias espalhados pela cidade, almoço nos bons restaurantes, happy hour com os amigos nos botecos, bares e lanchonetes. Festa das Nações, do Milho (de Tanquinho), da Mandioca (Ártemis), Polenta (Santa Olímpia), do Divino Espírito Santo, e as festas juninas. Orquestra Sinfônica, bandas, sertanejo, cururu, música de viola, seresta. 

Essa Piracicaba não tem pra ninguém! Neste dia primeiro, a cidade também chamada carinhosamente de Pira, chega aos 256 anos com uma população de 423.323 habitantes (Censo 2022) e como sede da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba, que congrega 24 municípios. É uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo, com área territorial de 1.378.069 quilômetros quadrados. A cerca de 160 quilômetros da capital Paulista, conta com vários acessos por rodovias, como a Anhanguera, Bandeirantes e do Açúcar.

Conhecida também pelo AgTech Valley (Vale do Piracicaba, um dos principais polos de inovação para o agronegócio do país, Piracicaba abriga em seus distritos industriais importantes empresas, entre elas, a Caterpillar, Dedini, Hyundai, ArcelorMittal e Raízen. Longe das indústrias, nas terras de Piracicaba crescem a cana, soja e os alimentos (folhas, legumes, frutas) que chegam à mesa do piracicabano por meio dos varejões, feiras e mercados.

Nesta edição especial em homenagem à Piracicaba, a Gazeta traz a história da cidade no artigo Do Passado ao Presente, de Marly Therezinha Germano Perecin. Focado na criação de novos distritos industriais, o secretário José Luiz Ribeiro, de Desenvolvimento Econômico, conta que há uma fila de espera com 70 empresas de pequeno e médio porte aguardando para entrar em atividade na cidade.

Marcelo Cançado, presidente da Associação Comerical e Industrial de Piracicba (Acipi), fala que o varejo passa por transformações tecnologias, comerciantes comemoram o aniversário da cidade com otimismo e o secretário Hermes Balbino (Selam) comenta sobre a descentralização da prática esportiva. Piracicaba conta com 17 centros esportivos, segundo ele.

O prefeito Luciano Almeida, em entrevista exclusiva à Gazeta, destaca ações de sua gestão voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Na Educação enfatiza a entrega de uniformes completos para todos os 36 mil alunos da Rede Municipal, reforma de escolas, implantação do sistema de escola em tempo integral e entrega de sete mil laptops. 

“O nosso presente para a cidade”, diz o chefe do Executivo, é o valor de R$1 bilhão de investimentos em projetos, ações, parcerias e convênios”.

Nesta edição, a Gazeta traz também Piracicaba sob o olhar de seus moradores. Eles contam o que os encanta (e desencanta) nesta cidade que adoramos tanto. Nas respostas, as belezas naturais, o povo acolhedor e o rio Piracicaba contrastam, por exemplo, com o abandono praça José Bonifácio e as condições do asfalto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por