O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro
Apaixonados pelas estrelas e as pessoas que têm vontade de conhecer um pouco mais sobre o universo, o sistema solar, seus planetas e a Terra, não podem perder a nova programação do Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), da Secretaria Municipal de Educação, sobre Saturno: o planeta dos anéis.
A partir do próximo sábado (20), das 19h às 22h, frequentadores do OAP poderão ter uma visão privilegiada de Saturno, gratuitamente. “Será possível visualizar, em dias que a atmosfera estiver límpida, até oito satélites dos 30 que existem ao redor de Saturno”, explicou o diretor do observatório, o astrônomo Nelson Travnik.
“Quem já viu pode confirmar: por mais bonita que seja uma fotografia, nada substitui uma observação ao vivo através do telescópio. Segundo ele, no dia 28, Saturno estará mais próximo da Terra.
CURIOSIDADE
De acordo com Travnik, a sonda espacial Cassini/Huygens da NASA/ESA, lançada em 15/10/1997, chegou a Saturno em 1/07/2004. “Praticamente sete anos depois! Tão distante, só mesmo um planeta com um volume 780 vezes maior que a Terra apareceria com tanta beleza nos telescópios. O planeta dos anéis é bem visível a olho nu, como uma estrela de cor amarelada que surge a leste na constelação da Libra (Balança) entre a de Escorpião e a de Virgem”.
O astrônomo revela que os anéis do planeta são formados por pequenos fragmentos, com cerca de um metro de diâmetro. “Há quem pense que são gases, por causa da luz do sol que reflete nas milhares de rochas e pedaços de gelo”.
Outra curiosidade é que os humanos estão interessados na Lua Titã, que pode ter os mesmos gases que a Terra. “É o maior satélite do sistema solar e uma sonda já foi enviada para lá”, disse.
Travnik ressaltou que em dias que a observação estiver próxima ao horizonte, não é recomendada a visualização, que fica prejudicada por causa da posição da Terra.
O astrônomo ressaltou ainda que o melhor horário para ver o planeta neste mês é entre 21 e 22 horas. “Ele estará bem visível no céu até o mês de agosto. A variação do diâmetro é compensada pela potência da luneta “Steinheil” do Observatório, a segunda maior do Estado”.
O Observatório fica no quilômetro três da rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro e possui amplo estacionamento. Não abre em dias chuvosos.