Engasgou com leite

PM salva bebê de 13 dias

Equipe atendia ocorrência em Anhumas, quando chegou o pedido de ajuda; menina está bem

Ana Cristina Andrade
11/05/2022 às 07:48.
Atualizado em 11/05/2022 às 07:49
Ao lado do soldado Camilo, que fez a manobra, a cabo Ilech segura a bebê (Divulgação/Polícia Militar)

Ao lado do soldado Camilo, que fez a manobra, a cabo Ilech segura a bebê (Divulgação/Polícia Militar)

Uma menina com 13 dias de vida, que engasgou com leite materno, foi salva anteontem à noite por policiais militares da 1ª Companhia de Piracicaba, no instante em que a cabo Ilech e o soldado Camilo atendiam uma ocorrência no bairro rural Anhumas, distante 37,4 Km da cidade, e que envolveu uma morte suspeita.

Como o atendimento foi simultâneo, segundo o tenente Algarra, do Comando de Força Patrulha, enquanto Ilech ficou amparando uma mulher que sofre de depressão, e deu uma facada na própria perna, até a chegada do socorro, Camilo foi à residência da criança e fez a manobra de Heimlich, fazendo com que a menina voltasse a respirar.

Os dois policiais militares, que pertencem à equipe de patrulha rural, foram acionados por volta das 22h para atendimento de ferimento provocado por faca, na perna esquerda de uma mulher de 52 anos.

A informante deu conta que ela fazia uso de medicamentos controlados e havia ingerido bebida alcoólica antes do incidente. Os militares acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para levar a mulher ao hospital.

Quinze minutos depois que os PMs estavam na casa, chegou o chamado, de outra moradora, dizendo que uma criança com menos de um mês de idade estava engasgada com o leite materno. A cabo Ilech ficou esperando o Samu chegar e Camilo foi para a casa da bebê.

Chegando lá, a pequena Nycolle estava roxinha e com o corpinho mole. Camilo rapidamente fez manobra de desengasgo e ela voltou ao normal. A equipe do Samu chegou e levou a mulher para o hospital. Os dois militares levaram a mãe com a bebê na viatura, até o Hospital Unimed, onde ela foi avaliada e liberada. 

A mãe da criança, Ana Paula Gonçalves Costa ficou emocionada e agradeceu aos policiais. A mulher ferida por faca não resistiu aos ferimentos e morreu na UPA Vila Cristina. Os militares eram comandados pelo sargento Sossai, que também estava responsável pela área da 5ª Cia.

Patrulha Rural

De acordo com o tenente Algarra, essa modalidade de policiamento existe para conceder um patrulhamento exclusivo aos moradores da área rural. "Além de prevenir crimes e aumentar a presença da polícia, essa patrulha promove um elo de aproximação entre o cidadão que mora e trabalha na área rural, tornando visíveis as demandas de segurança pública da comunidade local".

Objetivo é salvar vidas

Segundo o comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Alexandre Luiz Bergamasco Pedro, a maior preocupação da corporação é sempre salvar vidas.

"Essa manobra, que é feita nas crianças, é muito eficiente e traz à vida a criançada. É uma massagem fantástica e quando o policial trabalha com eficiência, pensando no ser humano de uma maneira mais simples, que é a vida, a gente fica muito feliz. E é um momento ímpar para o policial e uma felicidade imensa para o comando ver um PM envolvido com esse tipo de ocorrência, pois, reflete positivamente na Polícia Militar", completou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por