Hidrômetro

População reclama como técnicos da Mirante se apresentam

A concessionária informa que as substituições atendem a regulamentação aplicável e que os profissionais estão devidamente identificados

Romualdo Cruz Filho
18/12/2022 às 10:55.
Atualizado em 18/12/2022 às 10:55

Moradores são pegos de surpresa na hora da troca de hidrômetros em Piracicaba (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A população tem reclamado do protocolo utilizado pela empresa Mirante para troca de hidrômetros residenciais. Com dificuldades para se identificar, os profissionais que executam o serviço para a empresa não agendam dia e horário e chegam nas casas como se a troca tivesse que ser realizada imediatamente e nem consideram a possibilidade de o morador não ter tempo naquele momento para atendê-lo.

Uma das reclamações enfatizam o fato de o profissional ter chegado na casa quando não havia nenhum adulto e apenas uma adolescente aguardava a chegada dos pais do trabalho. Houve a insistência para que o local fosse liberado para o serviço e a menina resolveu ligar para a mãe. Ao transferir o celular para o técnico, ele enfatizou a importância do serviço naquele instante, sob o risco de multa. A mãe negou que a casa fosse aberta para atendê-lo, visando a segurança da filha.

"O senhor não vai instalar hidrômetro coisa algum agora. Pode ir embora e depois eu converso com o Semae e explico o que o senhor está me falando", contou a mãe. A dona da casa pediu que ele retornasse no período da manhã, quando havia um adulto em casa. Mas até a tarde de sexta-feira (16) nenhum técnico havia retornado. Outros reclamantes afirmam que não sentem segurança em dar acesso à residência, uma vez que a identificação é muito mal feita e têm medo de ser algum tipo de golpe.

No site da Mirante, há uma informação oficial a respeito. A empresa afirma ser "responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, também ser responsável pelo parque de hidrômetros da cidade". Ou seja, é ela que desenvolve o projeto de modernização do parque, com a troca de equipamentos regularmente. "O objetivo é conferir mais qualidade e eficiência nos processos de aferição do consumo de água".
A operação é realizada pela área de Serviços da Mirante. Segundo o coordenador comercial da PPP, Victor Vilella Aroeira, é importante que a população colabore com a troca dos hidrômetros. "É muito importante que a população receba nossa equipe, já que alguns hidrômetros, popularmente conhecidos como relógios, ficam dentro das residências", afirma Victor.

O procedimento visa atender a recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para garantir a segurança do processo, afirma a empresa, "a equipe técnica utiliza uniforme com identificação da empresa responsável e o logo da concessionária Mirante. Além disso, em caso de dúvidas os usuários podem entrar em contato diretamente através dos telefones: (19) 3403-9611/ 0800 772 9611/ 115".

Nota

Sobre as reclamações a empresa respondeu: “A Mirante informa que a troca de hidrômetros vem sendo realizada regularmente no município desde o início da concessão, fazendo parte da prestação de serviços junto ao Semae . A concessionária informa que as substituições atendem a regulamentação aplicável e que os profissionais estão devidamente identificados”.

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