INTERNACIONAL

População vai às ruas na Caxemira indiana contra operação policial

Centenas de moradores indignados entraram em confronto com as forças do governo em Srinagar, a principal cidade da Caxemira indiana, nesta quinta-feira (17), após um tiroteio que matou três supostos insurgentes e uma mulher - informou a polícia

AFP
21/09/2020 às 18:28.
Atualizado em 25/03/2022 às 00:11

Centenas de moradores indignados entraram em confronto com as forças do governo em Srinagar, a principal cidade da Caxemira indiana, nesta quinta-feira (17), após um tiroteio que matou três supostos insurgentes e uma mulher - informou a polícia.

Com base em informações sobre militantes armados escondidos em uma casa, forças paramilitares e policiais do Batalhão de Choque cercaram o bairro de Batamaloo em Srinagar, no meio da noite. O tiroteio, então, começou.

Três supostos insurgentes, aparentemente locais, foram mortos durante a operação, que durou várias horas, tuitou a polícia.

Na troca de tiros, também foi morta uma mulher que estava no local do confronto, disse à imprensa o diretor da polícia, Dilbagh Singh.

Um membro das forças paramilitares ficou ferido, acrescentou.

Quando se soube que as forças de segurança haviam realizado a operação, centenas de habitantes foram às ruas, lançando pedras na polícia, que reagiu com gás lacrimogêneo.

Os manifestantes gritavam "Viva o Paquistão", ou "Queremos liberdade", relatou um fotógrafo da AFP.

Os confrontos armados entre insurgentes e forças governamentais são frequentes no território, mas são bastante raros em Srinagar.

Pelo menos 192 insurgentes, 73 membros das forças do governo e 47 civis morreram desde o início do ano na Caxemira indiana, um território do Himalaia entre a Índia e o Paquistão. Há três décadas, a área é palco de uma insurreição separatista.

pzb/stu/lch/at/es/me/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por