Revitalização

Prédio da Società Italiana teve projeto de restauro aprovado

Projeto pode ser aplicado via ProAC n valor de R$ 446.380,00

Romualdo Cruz Filho
17/04/2023 às 09:22.
Atualizado em 17/04/2023 às 09:22
Referência Sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba é tida como um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da cidade de Piracicaba (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Referência Sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba é tida como um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da cidade de Piracicaba (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Foi aprovado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo o Projeto Técnico de Restauro do prédio da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba, fundada em 1887. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 23 de março e os recursos financeiros devem ser obtidos pelo programa de incentivo ProAC, por meio de isenção fiscal. Está previsto o investimento de R$ 446.380,00, conforme projeto aprovado.

O projeto técnico consiste na elaboração de um memorial de restauro e dos projetos executivos, arquitetônicos e complementares, necessários para formatação do projeto completo de restauro do imóvel, construído entre 1904 e 1905. A sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba é considerada um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da cidade de Piracicaba (SP), tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) em 1992.

"Nossos antepassados nos deixaram tantos legados importantes, tanto na cultura como na economia e na vida social. Essa oportunidade é uma forma de honrá-los, mantendo o patrimônio que eles nos deixaram. Patrimônio que representa nossa origem e a manutenção dos nossos laços com a Itália", explica calorosamente o vice-presidente da entidade Juliano Meneghel Dorizotto.

A presidente da entidade é a Marcia Pompeu, a primeira mulher no cargo desde a fundação da Società Italiana. "A primeira em toda a história e que tem feito um trabalho árduo e dedicado para a realização desse projeto aprovado", observa Dorizotto.

Ele diz ainda que "a Società Italiana foi fundamental para acolher os nossos antepassados. Foi fundamental para apoiá-los no início do século 20 na cidade. Nada mais justo do que pelo menos conseguirmos preservar esse patrimônio, que é uma referência a todos os descendentes, para nos garantiu a cidadania. Não podemos deixar essa referencia tombar"

Benefício fiscal

"As empresas não precisa colocar a mão no bolso para ajudar. É apenas redirecionar um porcentual (até 3%) do ICMS que deveria pagar em imposto a este projeto do ProAC", observa Dorizotto. A empresa, ao manifestar interesse em ser uma patrocinadora da Cultura, o próprio sistema tributário informa o valor que pode ser destinado por mês para o projeto cultural escolhido. "É importante destacar que a empresa, ao optar por investir, não fica obrigada a fazer a destinação todo mês. É livre! É tudo muito simples e prático", detalha o vice-presidente.

Pelo projeto também será produzido um site com conteúdo histórico da entidade e haverá uma palestra com a restauradora Juliana Binotti, com o intuito de informar a população sobre a importância de preservar os prédios históricos, por tudo que eles representam, como o fortalecimento da cultura e da identidade locais. Haverá ainda apresentação de música instrumental com a Academia Jovens Músicos, que tem feito uso do espaço para ensaios e apresentações de crianças e jovens que participam dos projetos de formação musical.

Proponente

A restauradora responsável técnica pelo projeto é a arquiteta e urbanista Juliana Binotti, formada pela PUCCampinas. Possui especialização em "Restauro di Dipinti", pelo Instituto per l'Arte e il Restauro "Palazzo Spinelli" (Firenze, Itália) - "Restauração de Pintura" (Florença, Itália) e especialização em "Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto", pela PUCCampinas. É Mestre em Engenharia Civil pela Unicamp e doutoranda em Arquitetura também pela Unicamp, com pesquisa na área da preservação do patrimônio cultural.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por