Obras

Prefeitura inicia obras de drenagem na 1º de agosto

Avenida tem tráfego diário de cerca de 15 mil veículos

Da Redação
05/01/2024 às 07:26.
Atualizado em 05/01/2024 às 07:26
Trabalhador faz corte no asfalto para iniciar serviços de drenagem na avenida Primeiro de Agosto (CCS)

Trabalhador faz corte no asfalto para iniciar serviços de drenagem na avenida Primeiro de Agosto (CCS)

A avenida 1º de Agosto, uma das mais importantes e com maior tráfego de veículos do município, começou ontem a ser preparada para receber um novo pavimento – em concreto – no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da ArcelorMittal. A via, que tem um fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 30 pontos que receberão esse tipo de pavimento, muito mais durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra um pacote de recape iniciado pela Prefeitura, que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

Os serviços na 1º de Agosto começaram na rede de drenagem de águas pluviais, que inclui demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo, para depois ser feita a terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples) até a concretagem.

Para a realização das obras, será feita a interdição parcial da avenida. Dessa forma, a Prefeitura pede a compreensão dos motoristas e, quando possível, que evitem utilizar a via, usando rotas alternativas.

Vantagens 
O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido à macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, a cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, “porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por