1ª vez em 46 anos

Prefeitura inicia troca do sistema de ar-condicionado no Teatro Losso Netto

Os serviços contemplarão instalações elétricas de infraestrutura, troca de fiação e novas instalações de quadros elétricos

Da Redação
06/09/2024 às 08:05.
Atualizado em 06/09/2024 às 08:05

O novo sistema do ar-condicionado do Teatro Losso Netto terá maior eficiência energética, afirma a Semozel (CCS)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), iniciou na quinta-feira, 5/09, a troca de todo o sistema de ar-condicionado da Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Esta é a primeira vez, em 46 anos, desde que foi inaugurado em 1978, que é feita a troca desse sistema. O prazo de conclusão é de 60 dias e o investimento é de R$ 563.200,00.

Os serviços contemplarão instalações elétricas de infraestrutura, troca de fiação e novas instalações de quadros elétricos. Em etapas, as obras acontecem tanto na sala onde ficam as máquinas de ar-condicionado como na sala de espetáculos.

Na, quarta-feira, 4/09, os responsáveis pelos serviços fizeram visita técnica ao espaço, acompanhados do secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, e da diretora do Teatro, Luana Adelina Candida Lima Marchi.

Na quinta, a equipe iniciou os trabalhos na casa de máquinas, sala onde estão três caixas metálicas que contêm equipamentos grandes pertencentes ao sistema do ar-condicionado, as chamadas self contained com condensação a água. Eles farão, por cerca de uma semana, a retirada de todo cabeamento antigo e de outras partes deste maquinário.

Segundo informações da Semozel, o sistema de ar-condicionado do Teatro Losso Netto estava obsoleto e apresentava diversos problemas, como consumo excessivo de água por evaporação nas torres de resfriamento; ruído excessivo na casa de máquinas e no ambiente do auditório; redes de dutos sem portas de inspeção para limpeza; controle da temperatura ambiente através de vários termostatos elétricos muito antigos que causavam variações de altas temperaturas; conexão por juntas e gavetas ocasionando alto vazamento de ar e isolamento térmico com isopor o qual não é mais permitido.

“O novo sistema do ar-condicionado do Teatro Losso Netto terá maior eficiência energética, proporcionará maior conforto térmico e vai gerar economia de energia elétrica se comparado ao sistema que é substituído”, segundo a Semozel.

Com as melhorias, essa será a primeira vez que o palco receberá climatização. Três equipamentos de ar-condicionado serão instalados na altura do palco da Sala 1 e irão climatizar tanto o palco quanto a coxia. A sala da Técnica, que fica a cima do espaço das cadeiras da sala de espetáculo, também vai receber atenção com a instalação de um equipamento.

O ESPAÇO - O Teatro Municipal Dr. Losso Netto foi fundado em 19 de agosto de 1978. O prédio do Teatro Municipal de Piracicaba foi projetado pelos arquitetos Antonio Sergio Bergamim, Arnaldo Martino, José Guilherme Savoy de Castro, Luiz Sisberg e Silvio Oppenhein. A capacidade atual da sala 1, a principal, é para 687 pessoas.

Denominado inicialmente apenas como Teatro Municipal de Piracicaba, passou a chamar-se Teatro Municipal Dr. Losso Netto em abril de 1993, em homenagem ao jornalista. O Teatro Municipal Dr. Losso Netto em suas salas 1 e 2 oferece ao público, espetáculos do circuito nacional de teatro, dança, música, exposições e intervenções artísticas e culturais no seu hall.

Mesmo com a reforma no ar-condicionado, o Teatro Dr. Losso Netto continua recebendo público no Hal e na Sala 2.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por