Especial Gazeta: Educação

Presente e futuro

Empenho das escolas para o desenvolvimento de uma pedagogia em sintonia com a perspectiva de pais, alunos e professores, por um futuro melhor

Romualdo Cruz Filho
15/06/2022 às 09:14.
Atualizado em 15/06/2022 às 09:20
Conheça o que as melhores escolas de Piracicaba oferecem (Divulgação)

Conheça o que as melhores escolas de Piracicaba oferecem (Divulgação)

A linha pedagógica das escolas deveria estar na pauta do dia de todas as famílias. Pais e mães cientes do propósito educacional da instituição onde colocam seus filhos costumam obter melhores resultados em termos de formação, uma vez que há sintonia entre as partes. Há a confiança mútua.

Não é fácil dizer com clareza o que significa, de forma genérica, obter melhores resultados, porque há por traz dessa questão uma visão de mundo. É nesse sentido que se dá a sintonia, a confiança, quando há o alinhamento entre a visão de mundo dos coordenadores pedagógicos de uma instituição de ensino com a visão de mundo dos pais e os projetos de vida que desenham para os seus filhos.

Portanto, se de um lado estão os pais com seus planos e estratégias aos encaminharem seus filhos para uma escola, supondo que essa escolha esteja em sintonia com os valores de mundo que vislumbram etc., na outra ponta há um grupo de profissionais tentando, dentro do possível, atender expectativas, as mais diversas.

O resultado desse trabalho acadêmico costuma ser um padrão para todos os professores, que, em sala de aula, vão aos poucos lapidando e consolidando a proposta pedagógica desenhada e a escola ganha uma característica, uma forma, uma imagem. É esta imagem, se desenhada com sucesso, que vai fazer o sucesso da escola junto às famílias. 

Há sempre uma plataforma básica definida pelo Ministério da Educação. Uma carga horária mínima para cada disciplina, um conteúdo padrão que o aluno precisa assimilar para que possa avançar de uma série para outra. Há um quadro de professores com as melhores formações, enfim. Agora há também o Novo Ensino Médio, em que o aluno pode já fazer a escolha de sua área de interesse logo no primeiro ano. Acredita-se que assim será possível casar os planos do próprio aluno, com os planos da família, para que o ensino seja potencializado, sem se dispersar por caminhos que não estão no foco do futuro profissional. Isso quer dizer que o aluno com maior propensão em humanas, ao escolher essa área, não precisaria se desgastar muito com exatas, o de biológicas (ciências da natureza) teria também mais conteúdo do seu interesse, e assim por diante.

No plano da imagem construída, há a escola que prefere destacar seu diferencial por ser aquela que mais coloca alunos nas melhores universidades públicas e privadas. Há aquela que busca valorizar uma educação integrada, primando pela defesa do meio ambiente, da sustentabilidade, etc. E há ainda aquela que se destaca pela defesa dos valores espirituais e religiosos. Isso, evidentemente, não diminui uma diante da outra, uma vez que todas seguem e precisam seguir rigorosamente um padrão educacional estabelecido no país e com desempenho criteriosamente monitorados.

Mas é natural que cada família faz sua escolha pela afinidade com essa ou aquela linha de acordo com suas crenças e valores.

Instituto Baroneza de Rezende, uma escola em defesa de valores cristãos 

Luis Gustavo Silvello Mastandréa coordenador pedagógico da instituição de ensino, conta que todo o planejamento educacional da escola é pensado de maneira que se integrem educação infantil, ensino fundamental e médio, em seqüência interligada, como numa espiral, para que a formação seja integral e que faça sentido para o aluno, sempre respeitando a individualidade, a maturidade do estudante e as características próprias de cada etapa em que se encontram. 
Ele observa que a didática aplicada volta-se ao conceito do "aprender a aprender", uma metodologia emancipatória, traduzida em competências e habilidades. 

"A pessoa torna-se capaz de pensar, de avaliar processos, de criticar e criar, intervindo na realidade, com base no conhecimento renovado e renovador. Tem como objetivo principal a atitude de pesquisa. A pesquisa como atitude significa a base da produção científica e base da educação, ancorada no manejo e produção de conhecimento. Na criança, pesquisa significa o despertar e o motivar da atitude de questionamento, de criatividade via manifestação lúdica, de curiosidade crítica de postura de sujeito". 

Segundo ele, aprender a aprender é hoje a competência própria do educador contemporâneo, de quem se espera, principalmente, que consiga motivar o aluno para o mesmo desafio. Deve adquirir a virtude de conjugar adequadamente o desafio técnico e humanista. 

"É muito importante que os educadores estejam sempre atualizados nos estudos das teorias educacionais atuais, conhecendo autores como Piaget, Vygostsky, Bernstein, Wallon, Habermas e Kohlberg, Luria, Leontiev e outros, com o objetivo de estar sempre focados nos diversos conceitos de educação; iluminados pela sabedoria do Evangelho, filosofia Franciscana e pelo carisma de nossa fundadora, Madre Francisca Lampel".

Além do aspecto filosófico, ele enfatiza que no Instituto Baroneza o processo educacional tende a uma evolução gradual e constante, "sempre buscando a formação integral da pessoa humana e a preservação e continuidade da vida em nosso planeta".

Para enfrentar a dura realidade do país, Luis Mastrandréa observa um outro aspecto: "A empatia, o fortalecimento dos vínculos e das relações sociais estão hoje mais presentes do que somente o encantamento. Alunos e professores estão emocionalmente fragilizados e o fortalecimento se faz necessário todos os dias". Nesse sentido ele vê a escola como uma 'família', "o que nos amplia as possibilidades de melhores resultados nesse processo, para que tenhamos um todo contínuo de sucesso", conclui.

CLQ e o olhar diferenciado para o desenvolvimento

Tais Oetterer de Andrade, diretora da escola, CLQ - Colégio Luiz de Queiroz explica que o desenvolvido o trabalho pedagógico na instituição segue abordagens pedagógicas diferentes em razão dos diferentes estágios de desenvolvimento físico, cognitivo e sócio-emocional do aluno, uma vez que trabalham com alunos de um a 17 anos de idade. "Tal tarefa só é possível com ações coletivas e colaborativas que envolvem todos os educadores, isto é, professores, coordenadores, orientadores, monitores, pessoal de apoio e direção", explica.

Além da abordagem pedagógica, o ensino na escola considera o nível de desenvolvimento do aluno e a dinâmica de evolução do estudante até sua maturidade. "Há, portanto, uma visão integrada das diversas variáveis que afetam o estudante e seu desempenho escolar, tanto transversal como longitudinalmente".

Mas o foco destacado é que a educação deve preparar o aluno para o futuro, e este está cada vez mais incerto. "A evolução da Educação caminha junto com a tecnologia e as transformações da sociedade. Os avanços tecnológicos geram muitos benefícios, mas também mais insegurança quanto à atuação humana no futuro. As transformações na Educação levam a um maior foco nas habilidades sócio-emocionais e de criatividade", explica Taís.

Esse nível de entendimento se alcança com treinamentos periódicos semanais, tanto internos como externos. "Os treinamentos abordam as mais diversas áreas de atuação, tanto metodológica como de desenvolvimento pessoal".

O encantamento é uma palavra presente no dia a dia de alunos e professores em sala de aula, pois "a educação escolar deve motivar os alunos a descobertas relevantes através da curiosidade e reflexão, o encantamento é consequência desse processo". Uma vez também que o desempenho do aluno é afetado por múltiplos fatores e que atuam de forma diferente em cada estudante. "Assim criamos um ambiente acolhedor, que encoraja o aluno a se conhecer e enfrentar seus desafios com o apoio dos educadores, família e colegas, todos tem importância fundamental para que consiga um bom desempenho", conclui ela.

Objetivo: construir cidadãos conscientes

"Construir cidadãos conscientes para atuarem em um mundo em constantes mudanças é nossa meta", afirma Ângela Palma - coordenadora pedagógica do colégio Objetivo. Esse trabalho se desenvolve em duas frentes: A aquisição de conhecimento Técnico - científico, nas diferentes áreas do conhecimento, com metodologias e abordagens inovadoras, participativas e criativas, e o desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares que permitem o desenvolvimento de outras habilidades e inteligências. 

"Apresentamos diferentes atividades para despertar em nosso estudante uma habilidade ainda não descoberta por ele mesmo, permitindo também um aprofundamento do trabalho pedagógico, o intercâmbio de especificidades e a atuação da escola na comunidade em que está inserida".

Para que possam descobrir suas habilidades e desenvolver suas potencialidades, o colégio oferece oficinas de arte, música, teatro, xadrez, robótica, programação, viagens pedagógicas para estudo do meio, mesas-redondas etc.

"O aspecto social também é trabalhado e os estudantes atuam diretamente na comunidade, em contato com diferentes realidades e necessidades, confeccionando eco-bags onde foram colocados kits de higiene para as senhoras de casas de repouso da cidade, ou participando da Páscoa solidária com visitas e atividades desenvolvidadas junto a essas entidades. Além disso, já estão confeccionando uma colcha de retalhos com trabalhos feitos no tear manual produzidos pelos próprios alunos e que também será doada".

Nesse sentido, Ângela observa que se trabalha, em última instância, para a construção de um mundo sustentável, de paz e não-violência, de valores e de respeito pela diversidade, utilizando diferentes linguagens (verbal,corporal,visual, sonora e digital), objetivando a comunicação, o acesso e a disseminação de informações, a produção do conhecimento e a resolução de problemas. "Dessa forma o aluno poderá atuar como protagonista na sua vida pessoal e coletiva, nunca deixando de lado o conhecimento técnico-científico", explica ela.

Segundo Ângela, o professor só consegue atingir seu aluno quando ele próprio acredita e se encanta com o que passa. "Como diz nosso slogan: A gente ama ensinar." Assim os alunos são estimulados também a participar de todas as Olimpíadas do conhecimento, permitindo que eles se descubram, ficando entusiasmados com os resultados.

"Eles são preparados para as provas e aguardam o resultado com ansiedade", diz Ângela. "Nossos resultados e o envolvimento dos nossos alunos em todas as atividades mostram que estamos no caminho certo, na construção de um mundo melhor", conclui.

Primeiro Porto e o dinamismo tecnológico

A Primeiro Porto se apresenta como uma escola nova, com uma proposta moderna, pensada para se conectar também com o público adolescente e que busca aliar tecnologia com aprendizagem. "A escola conta com aulas de robótica, informática, empreendedorismo, produção textual, laboratórios e esportes, além das aulas curriculares extremamente dinâmicas", contam as coordenadoras pedagógicas Ana Raquel Soares Colletti e Érica Santana. 

Considerada uma escola 'sociointeracionista', supõe que o aluno aprenderá de acordo com suas vivências pessoais e com o meio em que vive. Proporcionamos ao aluno experiências diárias para que, nesse ambiente, ele desenvolva sua aprendizagem com uma rotina diferenciada associada às atividades práticas.

"O mais importante é que as experiências de cada faixa etária dos alunos formem sua personalidade aliadas ao conhecimento que vão adquirindo ao longo do tempo para, no futuro, concretizarem seus sonhos e serem protagonistas de suas próprias histórias", explicam.

A Primeiro Porto está atenta à inovação e às necessidades em tempos reais dos seuss alunos. "Por isso, nossa equipe passa por treinamentos periódicos, trabalhando novas habilidades e conhecimentos tecnológicos, preparando-os para os desafios futuros".

No Fundamental II, a integração entre as várias áreas do saber se faz importante. "Assim, trabalhamos com olimpíadas, jogos interclasses, atividades culturais e excursões, que fazem a diferença na parceria escola-aluno". 

Sabendo da importância das famílias na educação, proporcionamos diversos meios de comunicação com a escola, através de aplicativo de mensagem, reuniões de pais periódicas e coordenação exclusiva para cada idade. "Por tudo isso, hoje a Primeiro Porto desenvolve um importante papel educacional na cidade de Piracicaba, trazendo uma proposta diferenciada e extremamente voltada para o desenvolvimento humano dos nossos alunos", sintetizam as coordenadoras.

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