Guardas-civis de Piracicaba prenderam ontem dois criminosos que praticaram assalto a uma joalheria de Rio das Pedras e recuperaram joias roubadas avaliadas em cerca de R$ 1,8 milhão
Uma réplica de arma estava com o passageiro e uma faca foi localizada sob o banco do motorista (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
Dois criminosos que praticaram assalto a uma joalheria de Rio das Pedras, ontem cedo, foram presos em Piracicaba por guardas-civis da Romo (Ronda Ostensiva com Motos), com todo o material roubado, avaliado, segundo a Guarda, em cerca de R$ 1,8 milhão. Um terceiro envolvido conseguiu fugir.
Os bandidos entraram na loja por volta das 9h45, se apossaram de colares, anéis, pingentes, pulseiras, tudo em ouro, puseram numa bolsa grande e deixaram o local a bordo de um Peugeot azul com placa de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.
Dados do carro foram transmitidos à rede de comunicação da polícia, momento em que guardas-civis da Central 153 analisaram o sistema Detecta, de radar inteligente, que apontou que o Peugeot havia passado na avenida comendador Luciano Guidotti.
A Guarda iniciou o acompanhamento e os criminosos foram para a ponte do Mirante. A suspeita é que eles iriam fugir para São Pedro. Conforme apurou a polícia, teriam proximidades com criminosos que moram no bairro São Dimas, naquela cidade.
Em continuidade à ocorrência, perto da ponte - no contrafluxo -, com as motos, estavam os guardas Felipe e Ferezin.
O motorista do Peugeot tentou a fuga, mas o sinal fechou. Quando abriu novamente, os guardas foram atrás pela avenida Rui Barbosa e a dupla foi presa no início da avenida 1º de Agosto. Foram recuperadas mais de 500 peças de joias.
Importância das câmeras
O delegado Mauro José Arthur, de Rio das Pedras, disse que o sistema de radar inteligente foi fundamental na captura dos criminosos. "Foi um trabalho brilhante das guardas de Piracicaba e Rio das Pedras. Reforço que é importantíssimo o poder público, principalmente municipal, instalar esses radares inteligentes", disse.
"Em Rio das Pedras não temos esses radares e é um pleito que estou discutindo há muito tempo com a prefeitura. Com as câmeras, quando o ladrão passar com um veículo suspeito, o radar 'avisa' a polícia e ela consegue prender", observou.
Rio das Pedras, de acordo com o delegado, tem quatro saídas para as rodovias e não possui um radar inteligente. Foi graças a este serviço que a Guarda de Piracicaba conseguiu prender os ladrões. Enalteço o trabalho dos guardas das duas cidades".
Equipes
Os guardas que auxiliaram na prisão da dupla, em Piracicaba, foram: Sandra, Savana, Stella, Losano, Olair, Giovanetti, Bertin, Lopes, Gaspar, Aquino, Nilton, Moreira, Augusto, Silveira, Vitti, Maria, Previatti e Marcos. De Rio das Pedras estavam os guardas Eliane, Martin, Cunha, Clóvis e o comandante Gianino.