Parque dos Sabiás

Programa Viver Melhor vai reformar moradias

O programa Viver Melhor, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), vai disponibilizar de R$ 6,3 milhões em recursos para a reforma de moradias de áreas regularizadas ou em fase de regularização no Parque dos Sabiás. região do Novo Horizonte

Romualdo Cruz Filho
21/12/2022 às 05:00.
Atualizado em 21/12/2022 às 05:00
Prefeito Luciano Almeida e secretário estadual Flavio Amary sinalizam o início da obra (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Prefeito Luciano Almeida e secretário estadual Flavio Amary sinalizam o início da obra (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Em coletiva realizada ontem no Parque dos Sabiás, região do Novo Horizonte, o secretário da Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Amary, acompanhado do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, divulgou projeto do programa Viver Melhor, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), para o bairro, com a disponibilização de R$ 6,3 milhões em recursos do Estado para a reforma de moradias.

"O objetivo do programa é atender famílias que moram em áreas regularizadas ou em fase de regularização com melhorias habitacionais. Vamos iniciar com a casa da dona Letícia. De forma geral serão colocação de piso onde for necessário, reforma do telhado, abertura de janela, faremos alguma instalação elétrica, melhorias hidráulicas, tornaremos a casa acessível, quando necessário, enfim, será uma transformação na vida dessas pessoas beneficiadas", explicou Amary. 

O programa, no entanto, vai proporcionar melhorias apenas casas de alvenaria. "Os barracos, que não são de alvenaria, normalmente não estão em áreas legalizadas e estas famílias terão que ser beneficiadas por outros programas que possibilitem a construção de moradias, o que não é o caso do Viver Melhor em questão", completou o secretário. 

Inicialmente, foram mapeadas, pela equipe do CDHU e da Empresa de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap), com visitas em loco, as 100 unidades que vão receber inicialmente o benefício. "Se tudo correr normalmente nessa primeira etapa, será possível atender mais 100 e chegar a 300 famílias", observou Amary.

Ele garantiu que a empresa responsável pelo projeto já foi contratada e ela vai trabalhar com equipe de profissionais de Piracicaba, composto por cerca de 15 a 20 pessoas. "Serão várias casas atendidas simultaneamente para acelerar o processo, em um trabalho que terá início imediato", enfatizou.

Luciano Almeida disse que o programa não para na reforma. A intenção é regularizar o imóvel e dar a matrícula para seu proprietário. "Somente serão atendidas as casas que estão aptas para a regularização, que não estão em áreas verdes, por exemplo. Normalmente as casas que são barracos não estão aptas para serem regularizadas. Portanto, somente aquelas que estão em condições de serem regularizadas serão atendidas por este programa tão importante para a nossa cidade". 

O prefeito disse se tratar de um projeto piloto, com duas etapas iniciais no Parque dos Sabiás. "Mas se este programa funcionar direito, queremos ampliar nossa parceria com o governo do Estado, e se necessário for, usar recursos próprios da prefeitura para fazer etapas em outras comunidades". 

Beneficiado

A casa de Hilton de Souza Alencar será uma das primeiras casas a serem beneficiadas pelo programa Viver Melhor. Ele é marido da dona Letícia, com quem teve três filhos. Eles moram há oito anos no local e receberam a notícia como um presente de Natal muito especial.

“Estamos muito alegres. É um sonho nosso essa reforma. Na verdade, é um sonho de todo mundo dessa comunidade”, disse. Ele contou que sua casa precisa de fato de um acabamento de reboco, troca de porta, janela, piso, parte elétrica e pintura. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por