60 mil mudas

Projeto recupera áreas e mananciais em Charqueada e São Pedro

O objetivo principal da iniciativa é a recuperação do Córrego Água Branca e do Córrego Boa Vista

Da Redação
20/01/2023 às 06:10.
Atualizado em 20/01/2023 às 06:10

Projeto viabiliza plantio de 60 mil mudas em Charqueada (Divulgação)

O Projeto Mananciais Charqueada e São Pedro tem sido um exemplo de recuperação de mananciais (rios e nascentes) nas áreas que fazem divisa com os dois municípios. Recentemente Charqueada foi contemplada com o plantio de 60 mil mudas, fruto da execução do Projeto, uma parceria entre iniciativa pública e privada, respaldado pela Política de Mananciais dos Comitês das Bacias Hidrográficas PCJ.

Na última quarta-feira, 18, o Secretário de Obras de Charqueada, Marcelo Eric Santos, e a Assessora de Meio Ambiente e Agricultura, Paola Tokumoto, visitaram as áreas que receberam o plantio. O Projeto contempla 30 propriedades rurais, sendo dez delas localizadas em São Pedro e as outras 20 em Charqueada.

A empresa Da Serra Ambiental executou o plantio de cerca de 60 mil mudas, correspondentes a 30 hectares. Até o final deste ano, pretende-se iniciar o restauro de mais 10 hectares por meio da parceria com a empresa Plantar e Viva Verde Serviços Florestais (PlantVerde).

“Tem sido uma parceria de sucesso e respaldada por profissionais que entendem do assunto. Fazer o plantio e cuidar do meio ambiente é nossa premissa”, disse o prefeito Rodrigo Arruda (União Brasil).

O objetivo principal da iniciativa é a recuperação do Córrego Água Branca e do Córrego Boa Vista, os quais apresentam potencial para abastecimento público e garantia de segurança hídrica para Charqueada, indiretamente beneficiando o município de São Pedro. A ação tem como base o desenvolvimento de ações na recuperação, conservação e proteção de mananciais no âmbito das Bacias PCJ.

A Unidade de Gestora do Projeto, popularmente denominada UGP, é uma organização composta por entidades ativas e lideranças locais municipais e/ou regionais no acompanhamento das atividades desenvolvidas na área. Participam da UGP a Prefeitura de Charqueada, a CATI (Secretaria de Agricultura do Estado), a Fundação Florestal (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado), Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ.

O projeto é dividido em várias etapas, contemplando a elaboração diagnósticos das propriedades e a execução dos trabalhos com a restauração das Áreas de Preservação Permanente (APP), de modo a adequar as propriedades ambientalmente segundo a legislação vigente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por