INTERNACIONAL

Punição severa para autoridades norte-coreanas após tufão

A Coreia do Norte anunciou punições severas para as autoridades locais que não protegeram os moradores de um "grave incidente" causado pelo tufão Maysak ao passar pelo país, que deixou dezenas de vítimas, informou neste sábado o jornal oficial

AFP
05/09/2020 às 11:04.
Atualizado em 25/03/2022 às 08:43

A Coreia do Norte anunciou punições severas para as autoridades locais que não protegeram os moradores de um "grave incidente" causado pelo tufão Maysak ao passar pelo país, que deixou dezenas de vítimas, informou neste sábado o jornal oficial.

O tufão Maysak trouxe fortes chuvas ao país no início da semana, causando enchentes na cidade portuária de Wonsan, na província de Kangwon.

Neste sábado, o jornal oficial Rodong Sinmun informou que o governo decidiu punir as autoridades provinciais e locais "irresponsáveis" por causar "um grave incidente envolvendo dezenas de vítimas".

O veículo não informa, porém, o número de feridos, desaparecidos ou mortos.

As autoridades locais não "organizaram imediatamente um projeto para identificar propriedades em risco e evacuar os residentes", embora tenham recebido ordens do Partido dos Trabalhadores da Coreia, presidido pelo líder Kim Jong Un, acrescentou.

"A decisão tomada é punir severamente (...) os responsáveis por essas vítimas".

Maysak também atingiu o Sul da península, onde pelo menos duas pessoas morreram.

Mais de 2.200 pessoas foram evacuadas para abrigos temporários na cidade sul-coreana de Busan.

Os desastres naturais costumam ter um forte impacto na Coreia do Norte devido à sua infraestrutura deficiente.

O país também é muito vulnerável a enchentes, pois as montanhas e colinas foram desmatadas.

Punir as autoridades locais costuma ser o caminho "para que a culpa não recaia sobre o líder norte-coreano", segundo Ahn Chan-il, desertor que se tornou investigador.

"Enviam a mensagem de que Kim Jong Un nunca está errado, mas que os danos ocorrem porque aqueles que trabalham para ele não cumprem suas ordens", diz.

cdl/leg/af/bl/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por