Concessão

Quatro empresas disputam o transporte público

Quatro empresas disputam a concessão de prestação de serviços do sistema de transporte público coletivo municipal de Piracicaba, a Mogi Mob Transportes de Passageiros Ltda., Rápido Sumaré Ltda., Viação Leme Ltda. e Itt Itatiba Transportes Ltda. A empresa Tupi não participa da licitação

Romualdo Cruz Filho
21/10/2022 às 07:18.
Atualizado em 21/10/2022 às 07:19
Empresa que vencer a concorrência será responsável pela manutenção dos terminais de ônibus (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Empresa que vencer a concorrência será responsável pela manutenção dos terminais de ônibus (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A Prefeitura de Piracicaba recebeu quatro propostas de empresas para a concessão de prestação de serviços do sistema de transporte público coletivo municipal. As empresas participantes são Mogi Mob Transportes de Passageiros Ltda., Rápido Sumaré Ltda., Viação Leme Ltda. e Itt Itatiba Transportes Ltda. A empresa Tupi, que está em operação na cidade, alegou que não está participando do certame por critérios técnicos.

Os envelopes com as garantias de proposta de cada empresa foram abertos na quarta-feira (19). As análises devem ser concluídas até o dia 3 de novembro. De acordo com a prefeitura, uma das empresas não enviou representante na reunião da quarta-feira.

A Comissão Permanente de Abertura e Julgamento de Licitações realizou consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e verificou que não há qualquer impedimento de contratar os serviços com as licitantes. A partir da abertura dos envelopes, as empresas têm cinco dias úteis para recurso, caso julguem necessário.

O edital de concorrência 05/2021 prevê a execução dos serviços por cinco anos, em regime de exclusividade e com a possibilidade de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa. O valor estimado do contrato no período de cinco anos é de aproximadamente R$ 626 milhões.

O edital foi republicado no dia 31/8 pela Prefeitura, atendendo às recomendações do TCE-SP, com atualização do estudo financeiro.

Melhorias no sistema 

Com mais conectividade na frota (wi-fi e entradas USBs) e veículos com ar-condicionado, a nova concessão do transporte coletivo trará diversas melhorias aos usuários, como segurança, uma vez que todos os veículos da frota deverão contar com monitoramento por câmeras em seu interior; sistema de rastreamento (GPS), e serão monitorados em tempo real pela Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).

Quem vencer a concorrência será responsável pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. 
Estará no contrato também disponibilidade gratuita de aplicativo com horário programado das linhas, trajeto dos ônibus, locais dos pontos de paradas, linhas que atendam o local ou as proximidades do local onde se encontra o passageiro.

Frota mais nova

A empresa vencedora deverá operar, inicialmente, com 163 veículos e 10% de reserva. Para o Sistema Elevar, destinado a pessoas com mobilidade reduzida, é considerada a frota operacional de seis veículos e um veículo de reserva. A frota deverá ter idade média máxima de cinco anos e idade máxima do veículo de dez anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por