Cerco ao crime organizado

Quatro pessoas presas em operação do Gaeco

Quatro pessoas foram presas ontem em Piracicaba por equipes do 10º Baep, em apoio à operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Três prisões estão relacionadas ao tráfico de drogas e a quarta por tentativa de roubo de veículo, no Bairro Alto

Ana Cristina Andrade
11/02/2023 às 06:16.
Atualizado em 11/02/2023 às 06:16

Policiais do Baep chegam na Unidade de Polícia Judiciária Agrupada com um dos presos por mandado (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Quatro pessoas foram presas ontem de manhã por equipes do 10<SC210,186> Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de Piracicaba, durante apoio em uma operação realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) contra uma quadrilha relacionada ao tráfico de drogas e outros delitos. 

Os imóveis alvos dos mandados são todos de alto padrão. Três prisões foram referentes aos mandados - o trio pertence à mesma quadrilha - e o quarto flagrante foi de um homem que tentava furtar um carro no bairro Alto (essa semana a Polícia Militar já prendeu um rapaz na mesma prática).

Nos três imóveis alvos do Gaeco, os policiais entraram às 6h da manhã. Na rua Bernardo Queiroga, no Jardim Califórnia, a ocorrência é de tráfico de drogas, sendo o alvo um homem de 39 anos.

Na residência dele foram localizados dois tijolos de maconha, além de cocaína, dinheiro, dois aparelhos celulares e outros objetos. 

A outra equipe, que entrou num imóvel da rua Garcia Rodrigues Bueno, no Jardim Brasília, flagrou uma posse irregular de arma e apreendeu uma pistola Taurus, modelo 938, calibre 380, oxidada, com numeração KUC32757, carregada com 15 munições, mais cinco munições do mesmo calibre, que estavam ao lado da arma. 

O proprietário assumiu que era dele e alegou tê-la adquirido para sua segurança. A outra ocorrência de tráfico aconteceu na avenida Laranjal Paulista, no bairro Campestre.

Na frente do imóvel, os policiais chamaram o morador, mas não foram atendidos. Puxaram o portão, entraram no quintal e por meio de uma porta de vidro da área Gourmet tiveram acesso à casa.

Na varredura, os militares localizaram um homem num quarto de casal, o identificaram e a esposa dele assinou o mandado judicial. No guarda-roupa os policiais localizaram um cofre com pistola Taurus cal. 40 oxidada, carregada com 10 munições, mais um carregador sobressalente, municiado com 10 munições, além de dois carregadores de pistola cal. 9mm com 17 munições em cada, mais R$ 20.200,00.

Continuando a busca no imóvel, com apoio do Canil do Baep, no quarto do filho do indiciado, o cão de faro "Colt" localizou um fundo falso no guarda-roupa e nele havia outro cofre.

Dentro foram encontrados dois tijolos de substância esverdeada aparentando ser maconha e em uma gaveta de cômoda foram apreendidos R$ 420,00. Sobre as armas, ele respondeu que possui documentos e que a pistola 9mm estava emprestada para um amigo - não quis falar quem era.

Com relação às drogas e o dinheiro disse que só se manifestaria em juízo. Na casa foram apreendidos, ainda, dois aparelhos celulares Iphone, marca Apple. O preso está à disposição da Justiça.

Tentativa de furto

Esse crime foi flagrado às 7h40, ocorrido na rua Ipiranga, bairro Alto, quando os militares do Baep estavam a caminho da Unidade de Polícia Judiciária Agrupada - UPJA - para apresentar ocorrência de tráfico.

Eles viram o rapaz tentando furtar um VW Gol e, ao observar a viatura, o criminoso correu. Cercado, e preso, ele estava com uma chave falsa. Agora vai prestar contas à Justiça.

O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia é comandado pelo tenente-coronel Golini. 

Denúncias

O Batalhão especializado dispõe de um número de WhatsApp (não atende ligações), para que as pessoas enviem mensagens fazendo denúncias. É o (19) 99707-5351.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por