Tarcisio em Piracicaba

Regulamentar a região metropolitana para ter efetividade na prestação de serviços, diz governador

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entregou ontem viaturas e equipamentos da Defesa Civil para a região de Piracicaba. No Engenho Central, ele falou da necessidade de regulamentar a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) para efetividade na prestação de serviços

Ana Cristina Andrade
14/01/2023 às 06:56.
Atualizado em 14/01/2023 às 06:56

A prefeita de Itirapina, Maria da Graça Zucchi Moraes, recebeu as chaves das 48 viaturas da Defesa Civil, entregues por Tarcísio de Freitas e o coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil (Mateus Medeiros)

“Regulamentar a questão da região metropolitana é fundamental para que a gente possa ter efetividade na prestação de serviço público e partilha racional do custeio”, afirmou ontem, em Piracicaba, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante entrega de 48 viaturas para representantes da Defesa Civil de 498 municípios.

O pedido para a regulamentação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) foi feito pelo prefeito, Luciano Almeida. Tarcísio foi recebido no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, por prefeitos, deputados, vereadores, coordenadores da Defesa Civil, e autoridades civis e militares.

O governador mostrou que deixou a formalidade de lado. No lugar do terno e gravata, Tarcísio usava calça jeans, camiseta e vestia um jaleco da Defesa Civil com o seu nome. Ao chegar no local, fez a entrega das viaturas.

Já no teatro, o governador disse que, quando se fala em região metropolitana, é muito comum um município sede, por exemplo, abrigar a organização de saúde, atender pessoas oriundas de todos os municípios, mas não tem rasteio das despesas.

“Não adianta nada se criar uma região metropolitana e essa criação ser meramente política, ficar no papel. Entendo que o Estado perdeu a capacidade de planejamento e a gente está querendo resgatar essa competência. É importante planejar o transporte metropolitano em conjunto, criar os bilhetes únicos, corredores, e isso tem que ser feito em parceria”, destacou.

“Na questão de saneamento é fundamental, também, ser planejado em conjunto. Então, a partir do momento em que se tem uma região metropolitana, uma série de ações, no campo do transporte, do saneamento, da habitação, tem que ser pensada em conjunto. Então, a regulamentação faz todo sentido, traz racionalidade para a administração e para a aplicação de recursos”, observou.

Sobre as viaturas entregues para os representantes da Defesa Civil, Tarcísio de Freitas disse ter uma equipe muito dedicada e que tem como princípio a pronta-resposta. “Esse é um evento superimportante, em que a gente primeiro está distribuindo 48 viaturas, 89 equipamentos, entre eles os de combate a incêndio e moto-serras que são importantes agora neste período de chuva, também entregamos tendas. Isso representa prevenção”, destacou o governador. O investimento foi da ordem de R$ 2,6 milhões. 

De acordo com ele, os equipamentos existentes nas viaturas serão muito úteis também após este período de chuvas que é quando chega o período de estiagem porque há possibilidade de incêndios.
“Isso tudo é fundamental para a gente dar pronta-resposta, porque muitos incêndios são ruins para as nascentes e para o agronegócio, deixando em estado permanente de vigilância e alerta”.

Outro ponto importante do evento foi a assinatura do convênio entre a Defesa Civil do Estado com o Desenvolve SP, para liberação de linhas de crédito para aquisição de equipamentos e realização de obras de prevenção e recuperação pelas prefeituras, após indicação da Defesa Civil do Estado à instituição financeira do Governo de São Paulo.

Tarcísio de Freitas entregou, ainda, Cartas de Mapeamento de Risco das cidades de Itu, Itapeva, Lençóis Paulista, Nazaré Paulista e Sumaré.

Área rural

Em sua visita a Piracicaba, Tarcísio de Freitas anunciou que o Governo de Estado vai lançar um programa de substituição de pontes de madeiras instaladas principalmente nas estradas rurais e que foram levadas pelas chuvas, por pontes de concreto.

“Pior coisa é ter uma comunidade isolada, porque uma ponte que é mais frágil foi embora. Nossa ideia é fazer paulatinamente essa substituição”, declarou. Ele anunciou, ainda, que vai haver pavimentação de vicinais e recuperação de estradas rurais.

O prefeito Luciano Almeida sugeriu para o governador a criação de um programa de desassoreamento de rios e falou que, desde que o serviço foi feito no córrego do Piracicamirim, não houve mais enchente naquela área. Tarcísio disse que vai fazer isso em vários cursos d’água e lembrou da cidade de Capivari, que sempre tem enchentes por causa da falta de desassoreamento.

“Já estamos estudando isso e vamos colocar nossa Secretaria de Meio Ambiente, Estrutura e Logística à frente deste trabalho que é importante, também, para evitar essas ocorrências de enchentes”. 

Hospital Ilumina

Tarcísio de Freitas enfatizou que vai estar sempre atento às demandas da região, entre elas a do Hospital Ilumina, apresentada pelo deputado estadual Roberto Morais. 

“Vamos estudar, avaliar. Temos uma deficiência enorme hoje, no Estado de São Paulo, que é uma quantidade muito grande de leitos fechados - são mais de nove mil - por problemas de custeio, problemas de financiamento da saúde”, enfatizou.

Segundo o governador, é preciso reabrir leitos para atacar as filas. “Vamos começar dois mutirões: um para cirurgias ortopédicas e outro para tratamento oncológico. Isso vai fazer muita diferença”, completou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por