Projeto amplo

Revitalização total da praça José Bonifácio, propõe prefeito

Abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral, elevação do piso, inversão de mão de direção de trecho da rua Prudente de Moraes, ampliação de vagas de estacionamento, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte. São algumas das propostas do projeto de modernização da praça José Bonifácio e seu entorno, com integração turística entre o Centro da cidade, Rua do Porto, Engenho Central e adjacências

Da Redação
23/09/2023 às 08:17.
Atualizado em 23/09/2023 às 08:18

Projeto apresentado é de modernização da praça José Bonifácio e seu entorno, com integração turística entre o centro da cidade, Rua do Porto, Engenho Central e adjacências.jpeg (Divulgação)

O prefeito Luciano Almeida apresentou quinta-feira, 21, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), projeto de modernização da praça José Bonifácio e seu entorno, com integração turística entre o centro da cidade, Rua do Porto, Engenho Central e adjacências. O objetivo é ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da área central, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, Acipi, Danpower, ElringKlinger, Pacaembu e Velvet (Jottapar).

A apresentação foi feita ao presidente da instituição, Marcelo Cançado, e demais integrantes da diretoria executiva e conselheiros da associação. Participaram também da apresentação os secretários de Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira; de Habitação e Gestão Territorial, Andrea Ribeiro Gomes; de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia; de Governo, Luis Cassinelli, e a diretora de projetos especiais da Secretaria de Governo, Rose Massaruto.
O projeto de modernização foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito.

As propostas são de revitalização total da área, com abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antonio, alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso das vias no entorno, inversão de mão na rua Prudente de Moraes (a partir da avenida Armando de Salles Oliveira a via segue para a direção da Rua do Porto, como forma de integração), ampliação das vagas de estacionamento, criação de corredor gastronômico e comercial, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte, criação de ambiente direcionado a eventos, remodelação dos canteiros e berços das árvores e modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação.

A intenção é tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos.

Outras melhorias
Além da Praça José Bonifácio, o Masterplan integra também um pacote de obras de revitalização, melhorias e modernização, contemplando ainda a remodelação viária da Rua do Porto, instalação de ciclovias, desassoreamento e limpeza do rio Piracicaba, chamamento para aluguel de patins e bicicletas elétricas e a nova rodoviária. Os projetos estão em desenvolvimento.

“O principal projeto do Masterplan é a modernização da Praça José Bonifácio, mas existem outras iniciativas contempladas, como a Lei de Incentivo à Moradia na região, a remodelação viária e a integração com outros pontos turísticos, como a Rua do Porto. E a Acipi é um dos parceiros mais importantes da cidade, em todos os sentidos. É uma entidade participativa que está com a administração pública em tudo. Além disso, a Acipi, bem como várias outras empresas e instituições, é uma parceria formal e financeira do Masterplan, o que culminou nessa apresentação, porque, assim, poderemos direcionar melhor esses projetos, que vão possibilitar trazer vida para o Centro. Todo mês temos que repensar as áreas centrais para que não se tornem vazios urbanos”, explicou o prefeito.

Para o presidente da Acipi, o projeto tem grande relevância para o Centro de Piracicaba e também para a cidade, como fomento ao turismo e ocupação de espaços públicos pela população, criando novas áreas de lazer e habitação. “A Acipi teve uma participação importante no desenvolvimento do Masterplan, em conjunto com outras entidades e empresas.

É um projeto de revitalização de uma área fundamental, não apenas para o comércio, mas também para a cidade, e que, com certeza, dará uma nova cara para Piracicaba. E esse projeto é só um começo, porque também vai contemplar outras mudanças, na Rua do Porto, na orla do rio Piracicaba. São vários projetos que vão se interligar, trazendo muitas melhorias que vão beneficiar toda a população”, completou Cançado.

Além do Masterplan, Luciano Almeida apresentou à diretoria e conselheiros da Acipi outras ações da gestão que estão em andamento e irão impactar positivamente na área central, no comércio e indústria, como a Lei Cidade Limpa, Estatuto da Guarda, Projeto de Lei de Zeladoria Comunitária, Bem Estar Animal, Prefeitura Sem Papel, nova Lei de Licitações, concessões do Parque do Mirante, licitação do transporte público e o investimento de R$ 1 bilhão, que contempla recuperação de cerca de 200 km de pavimentação, iluminação pública, reforma das escolas e unidades de saúde, entre outros.

O prefeito também abordou futuros projetos, que estão em desenvolvimento, como as adequações da Lei Complementar 421/20, para regularização de divisão de lotes e permissões de construção em alguns pontos da cidade, de acordo com o Plano Diretor vigente, além de regulamentar o 5G na cidade; Plano Diretor de Mobilidade; Convênio Médico para os servidores municipais; Plano de Cargos e Salários; e Pira 2040, plano estratégico de desenvolvimento.

Diocese
A modernização da Praça José Bonifácio também foi feita, na tarde de ontem, para membros da Diocese de Piracicaba, sendo o bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, o vigário-geral, padre Ronaldo Aguarelli, e o ecônomo e moderador, padre Marcelo Sales, além do terceiro vice-presidente da Acipi, Jorge Aversa Junior.

“Um aspecto fundamental que notamos no projeto foi a consideração do fator histórico da Catedral, que inclui a mobilidade e o fluxo de pessoas, que são três elementos muito importantes. Além disso, foi destacado o paisagismo e a iluminação, que revitalizam e embelezam a área, que é um atrativo. Vamos, agora, analisar o que foi apresentado, pensar em possíveis sugestões, mas, basicamente, o projeto todo nos agradou”, declarou Dom Devair.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por