Cartório Eleitoral

Roubo de fios de energia da Pinacoteca gera movimentação de urnas eletrônicas

Equipamentos passaram por sua última bateria de testes de verificação para averiguar se estão habilitados para uso no processo eleitoral deste ano

Romualdo Cruz Filho
23/07/2022 às 07:19.
Atualizado em 23/07/2022 às 07:20
Carolina Giangiacomo Rabelo Chefe da 93ª Zona Eleitoral disse que os equipamentos passaram pelos últimos testes (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Carolina Giangiacomo Rabelo Chefe da 93ª Zona Eleitoral disse que os equipamentos passaram pelos últimos testes (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Movimentação de urnas eletrônicas, em frente do Cartório Eleitoral, chamou ontem (22) a atenção da imprensa. Carolina Giangiacomo Rabelo, chefe da 93ª Zona Eleitoral Piracicaba, disse que os equipamentos passaram por sua última bateria de testes de verificação para averiguar se estão habilitados para uso no processo eleitoral deste ano.

Só que para isso foi necessário deslocar os equipamentos que estavam alojados no prédio da Pinacoteca Municipal, onde estavam guardadas, para que o serviço fosse feito no próprio prédio do cartório. 

"Na segunda-feira (18) houve corte de energia no prédio da pinacoteca devido a furto dos cabos de energia. Fizemos um BO, a CPFL foi acionada e a prefeitura consertou as instalações e o prédio está novamente em ordem, o que nos permite utilizá-lo novamente. Como ficamos sem energia para continuar a manutenção preventiva, tivemos que trazer as urnas até ao cartório para poder cumprir o cronograma com a empresa terceirizada, que é até o dia 3 de agosto. Agora estamos devolvendo as urnas para o seu local original, ou seja, retornando as urnas para a pinacoteca", explicou Carolina.

Orientações importantes 

De 18 de julho a 18 de agosto está aberto o prazo para o voto em trânsito. O eleitor que tem domicílio eleitoral em outra cidade ou Estado pode transferir temporariamente seu domicílio eleitoral para votar em trânsito. Isso significa que poderá votar em todos os cargos na cidade em que está temporariamente. Isso vale apenas para eleitor do mesmo estado. Para aquele que está em outro estado, consegue também a transferência, mas para votar apenas no cargo de presidente. O eleitor que está no exterior e vota no Brasil, não tem como votar em trânsito.

Está aberto também o prazo para transferência temporária de eleitor de uma mesma cidade. Isso é válido apenas para quem vai trabalhar como mesário, apoio logístico, policiais, juízes, servidores da justiça eleitoral e eleitores com mobilidade reduzida.

"Os eleitores desses grupos que quiserem trocar de seção (local de votação), poderão fazê-lo. Em 2020, muitos eleitores tiveram dificuldades para votar, por conta de falta de acessibilidade, em alguns locais de votação. Tanto é que eles preencheram um formulário para alteração, porém a grande maioria não veio ao cartório para fazer essa alteração, que só é feita aqui, a partir de uma solicitação oficial", explicou Carolina.

As urnas eletrônicas passam por teste três vezes ao ano, inclusive em anos que não ocorrem eleições. Um deles é o de exaustão de bateria. As que não apresentam esse problema passam por um novo ciclo, com novas rodadas de testes. Tudo isso para que elas cheguem no dia das eleições sem risco de apresentar problemas. Durante os testes, as que apresentarem qualquer problema, vão para a manutenção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por