Aniversário

São Pedro, 143 anos

Com mais empresas e empregos, estância comemora hoje a emancipação política

Da Redação
22/02/2024 às 08:17.
Atualizado em 22/02/2024 às 08:17
São Pedro chega aos 143 anos com cerca de 40 mil habitantes (Ivan Ramalho)

São Pedro chega aos 143 anos com cerca de 40 mil habitantes (Ivan Ramalho)

Infraestrutura, oferta de comércio e serviços, segurança, mercado de trabalho, lazer, redes de saúde e de educação são itens avaliados quando as pessoas escolhem uma cidade para morar. E São Pedro, nos últimos anos, tem sido a escolha de muitas pessoas. 

Dados do IBGE mostram que a população de São Pedro cresceu 20,8% nos últimos 12 anos e está próxima dos 40 mil habitantes. Depois de muitos investimentos em áreas fundamentais, São Pedro é, ao completar 143 anos de emancipação política neste dia 22 de fevereiro, uma cidade que retrata a pujança e está no foco de muitas pessoas que enxergam no município uma possibilidade real de empreender, crescer e evoluir.

Entre os números que refletem estas mudanças estão os do Distrito Industrial, área de 100 mil metros quadrados no bairro Bela São Pedro que começou a ser planejada há 10 anos e hoje abriga sete empresas já em funcionamento e outras seis em construção. Deste total, oito são do setor metal-mecânico que fornecem peças para empresas do ramo automotivo.

Juntas, as empresas empregam aproximadamente 500 pessoas. E o interesse das empresas por São Pedro só cresce. No último ano, aproximadamente 20 empresas procuraram a Prefeitura interessadas em se instalar na cidade. 

"Todo o processo para a atração de empresas para a cidade leva em conta a área de atuação, o número de vagas geradas, investimentos. A grande procura fez com que buscássemos novas áreas para poder oferecer às empresas. Esse é um ótimo sinal de resultado do nosso trabalho", destaca o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.

Outros números que também mostram as mudanças na prática são os do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Em 2023, São Pedro ficou com um saldo positivo de 651 vagas. Para o coordenador de Emprego e Renda, Danilo Dihel, este é um número bastante satisfatório.

"2023 foi marcado por um aumento significativo no número de colocações e vagas abertas em nossa região. Graças ao trabalho árduo de nossa equipe e às parcerias estratégicas com as empresas locais, conseguimos fornecer oportunidades de emprego para um grande número de residentes. Com a economia se recuperando e as empresas buscando expandir suas operações, estamos confiantes que 2024 será ainda melhor", avaliou.

Há ainda números que refletem investimentos públicos e privados em áreas chave como habitação, comércio e serviços e infraestrutura. Juntos, representam aporte que fica próximo de R$ 500 milhões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por