Agricultura

Safra de cana deverá ser 5% maior este ano

Expectativa do setor na região de Piracicaba é 550 mil toneladas, ante 525 mil toneladas da safra anterior

Da Redação
28/04/2022 às 07:39.
Atualizado em 28/04/2022 às 07:54
Estimativa de produção é de 550 mil toneladas nesta safra (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

Estimativa de produção é de 550 mil toneladas nesta safra (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2022/23, divulgada nesta quarta-feira (27) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que o Brasil deve produzir 596,1 milhões de toneladas, um aumento de 1,9% em relação à safra anterior. Na região Centro-Sul, onde fica a região de Piracicaba, a expectativa é produzir 5% a mais do que na safra anterior, passando de 525 mil toneladas para 550 mil toneladas. 

Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana) do Estado de São Paulo, disse que o aumento esperado para a safra que se inicia representa um processo de recuperação do setor, que na safra anterior foi fortemente prejudicado por seca, geada e até queimada, o que provocou uma queda de 13% na produção em relação à safra anterior. “Chegamos a produzir 580 mil toneladas de cana, mas em 2021 sofremos uma queda de 13%”. 

Ele observa, portanto, que o aumento previsto não considera os riscos naturais, que podem ocorrer novamente e comprometer as expectativas. “Pensamos sempre o melhor, mas não podemos nos esquecer dessas possibilidades, que fogem do nosso controle. Se tudo correr favoravelmente, poderemos ter uma escalada ascendente e safras melhores para o Centro-Sul em produção e produtividade”. 

O anúncio em relação à produção nacional foi feito durante a II Reunião de Monitoramento do Abastecimento de Etanol de 2022, realizada nas dependências do Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracicaba/SP. De acordo com o estudo da Companhia, a área de colheita da cana deverá cair 1,3% devido à forte concorrência com outras culturas, chegando a 8,2 milhões de hectares, mas há expectativa de recuperação da produtividade em 3,2%, resultado de um clima mais favorável que o ocorrido no último ciclo.

Além dos dados agrícolas, o levantamento de campo contempla a produção de açúcar total recuperável (ATR), açúcar e etanol, sistemas de colheita, área de mudas e parque de colhedoras. Também está inclusa a produção de etanol à base de milho, antes novidade no país, mas que, atualmente, apresenta produção relevante e crescente.

“Diferente de outros trabalhos de campo, a safra de cana-de-açúcar é feita por meio de censo, ou seja, são coletadas as informações em todas as unidades produtoras do Brasil, fazendo com que os dados deste boletim sejam fiéis às intenções industriais do setor sucroenergético”, afirma o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

“Essas informações têm como objetivo não só trazer a público os dados consolidados do agro brasileiro, mas também de orientar os setores envolvidos para tomada de decisão”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por