Inscrições abertas

Santa Casa realiza Simpósio de Obesidade

Debate traz temas atuais e relevantes à qualificação da assistência vinculada à obesidade

04/10/2023 às 00:21.
Atualizado em 04/10/2023 às 00:21
O Simpósio ocorrerá nas dependências do Santa Casa Saúde, à avenida Independência, 950, mezanino 2 (Divulgação)

O Simpósio ocorrerá nas dependências do Santa Casa Saúde, à avenida Independência, 950, mezanino 2 (Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio de Obesidade do Santa Casa Saúde Piracicaba. O evento é gratuito e está marcado para o período das 13h às 17 horas do próximo dia 11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, no Mezanino II do Saúde Inteligente, à Avenida Independência, 950. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 5 de outubro, quinta-feira, pelo (19) 99269.6347. 

Direcionado a médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e estudantes da área de saúde, o evento tem como proposta o debate de temas atuais e relevantes à qualificação da assistência vinculada à obesidade. 

Na programação, palestra com a médica endocrinologista Rayssa Chamma, pós -graduada em nutrologia esportiva, para falar sobre “Obesidade e saúde: muito além da estética”. Na sequência, a nutricionista Luiza Delfine abordará “Intervenções nutricionais na obesidade; a personal trainer Julia Mariano tratará da “ Atividade física e emagrecimento: o segredo da longevidade”; e a psicóloga Bruna Tozzi, especialista em transtornos alimentares e terapias comportamentais, abordará o tema “Obesidade não se resume ao tamanho do corpo: gordofobia, transtornos alimentares e imagem corporal” 

Ao justificar a iniciativa, a nutricionista do Saúde Inteligente e uma das organizadoras do evento, Leticia Panaia, lembra que a obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, podendo comprometer a qualidade de vida e desenvolver doenças como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, osteoartrite, apneia do sono e alguns tipos de câncer, doenças que representam 75% de todas as causas de mortes atuais. 

Ela revela que, além das consequências fisiológicas e psicológicas que podem contribuir para o ganho de peso, o estigma da obesidade também está relacionado à ansiedade, depressão, transtornos alimentares e diminuição da autoestima. “São cenários que podem afastar ainda mais as pessoas de uma alimentação saudável, atividades físicas regulares e cuidados médicos”, alertou evidenciando que o tratamento efetivo da obesidade depende de diversos fatores, sendo as mudanças de hábitos de vida tão importantes quanto a dieta e o tratamento médico. 

Segundo o Superintendente do Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira da Costa Filho (CRM), cerca de 168 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil por problemas atribuídos ao excesso de peso e obesidade, conforme estudo publicado na revista científica Preventing Chronic Disease, do CDC- Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, EUA. Seis a cada dez brasileiros estão com excesso de peso no Brasil e cerca de 600 milhões de pessoas no mundo são consideradas obesas, conforme o IBGE e a OMS. 

Para prevenir a obesidade, a nutricionista Leticia Panaia orienta a manter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura; praticar atividade física regular, controlar o consumo em excesso de alimentos industrializados, beber pelo menos dois litros de água diariamente e ter um sono adequado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por