Saúde e ciência

Santa Casa tem 41 estudos científicos

Cecan participa de Estudos Clínicos Internacionais e Nacionais

Da Redação
15/07/2023 às 06:51.
Atualizado em 15/07/2023 às 06:51

O oncologista André Moraes, investigador de Pesquisa Clínica no Cecan; e a coordenadora da pesquisa, Karin Loureiro (Divulgação)

Neste ano, o Cecan - Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba atinge a marca de 41 estudos clínicos patrocinados, oferecendo a 64 participantes acesso a medicamentos em testes ou que ainda não foram lançados no mercado brasileiro. 

Isso porque, há 18 anos o Setor Pesquisa Clínica do Cecan participa de Estudos Clínicos Internacionais e Nacionais com o apoio de grandes patrocinadores, a exemplo da Roche, Novartis, Janssen, Boehringer, Bayer, Sandoz, Astrazênica, Pfizer, CentusBiotherapeutics, PPD, Amgen, Covance, Biomarin, Icon, Trio,Algeta, Pharmanet, Millennium, Astelas e Nuvisan, entre vários outros, para o estudo clínico de diversas patologias oncológicas. 

“A Pesquisa Clínica é fundamental para viabilizar novos tratamentos ainda considerados experimentais, a partir dos quais, novas drogas são criadas para combater o câncer e controlar a doença analisando a eficácia e a segurança do novo medicamento em relação às alternativas existentes no mercado”, explica Karin Loureiro, coordenadora de Pesquisa Clínica no Cecan.

Ela explica que, depois da fase pré-clínica, o desenvolvimento clínico de um produto farmacêutico ocorre em quatro etapas: a Fase 1, com a administração do medicamento para análise de sua segurança; a Fase 2, quando a eficácia do produto começa a ser avaliada; a Fase 3, com estudos mais amplos para analisar de maneira definitiva a relação risco-benefício do novo fármaco e, a Fase 4, em que os estudos clínicos são realizados após o registro do produto com a observação rigorosa de seu comportamento e impacto em condições reais. 

Karin lembra que, ao participar de um Estudo Clínico, o Cecan disponibiliza infraestrutura adequada e equipe treinada com padrão de qualidade ética e cientifica presente desde o planejamento dos estudos até o seu encerramento, realizados com base nas diretrizes nacionais e internacionais exigidas pela legislação. 

Para a coordenadora, o aspecto mais relevante da Pesquisa Clínica realmente é a ajuda no desenvolvimento de terapias inovadoras, com tratamentos de alta qualidade, permitindo encontrar novas e melhores maneiras de prevenir, diagnosticar, controlar e tratar as doenças, agregando valor para a comunidade. “Somos referência regional em oncologia para 26 cidades, com o registro de 1.200 novos casos de câncer por ano, o que nos habilita para atividades deste porte”, considerou. 

Segundo ela, até o momento, o Cecan promoveu 41 estudos relacionados aos cânceres de pulmão, cólon retal, mama, colo de útero, cabeça e pescoço, linfoma não-hodgkin, ovário, próstata, tumor sólido, renal, linfoma, linfoma folicular, dor crônica para câncer, ovário, trato bilar e células renais. 

Karin explica que, durante o estudo, o patrocinador vai analisando as informações dos participantes do estudo pelo mundo inteiro para levantamento e elaboração dos dados necessários à conclusão do benefício e segurança do medicamento para que sua aprovação e comercialização sejam solicitadas e aprovadas pelos órgãos reguladores, sempre respeitando a confidencialidade dos mesmos. 

“No momento, estamos com dois estudos de câncer de mama com pacientes ativos, um estudo recrutando e um estudo com o recrutamento fechado; todos sob a coordenação de profissionais altamente especializados que, juntamente com os nossos investigadores, proporcionam excelência na condução das pesquisas”, esclareceu a coordenadora. 

Ela conta que, ao longo desses 18 anos, a maioria dos 41 estudos tem tido, em sua maioria, o médico oncologista André Moraes como investigador principal. “Mas este processo investigativo conta também com a atuação dos médicos oncologistas subinvestigadores Fernando Medina, Kátia Loureiro, Mary da Silva Thereza, Ana Lúcia Leistner, Mariana Hamra Eleutério e Daniel Andrade Bastos Modolo”, finalizou evidenciando o comprometimento e entusiasmo dos envolvidos neste rico processo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por